Publicado em: 24/04/2012 às 07:40hs
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Geral da Espanha lançaram a sua terceira chamada para novos instrumentos financeiros para o setor agrícola (MAP) na América Latina e no Caribe.
Esta iniciativa tem o objetivo de financiar atividades de pesquisa e projetos para melhorar o desenvolvimento do setor privado e financeiro na região, e o prazo para apresentação de propostas é até o dia 15 de maio de 2012.
As propostas devem abranger intervenções para melhorar a gestão de risco financeiro no setor agrícola, a fim de reduzir a volatilidade dos preços ou melhorar a capacidade de produção. Estas podem incluir atividades relacionadas ao desenvolvimento de mercados de derivados, sistemas de seguro e garantias, técnicas de avaliação de crédito para os bancos rurais e públicos, ou o financiamento de cadeias agrícolas de valor, entre outras.
A MAP vai considerar dois tipos de projetos:
• Fundos para atividades. Até 100 mil euros para a execução de projetos que incluam avaliação de impacto e lições aprendidas.
• Fundos para a pesquisa. Até 20 mil euros para avaliações de diagnóstico, estudos comparativos e de caso ou pesquisas que gerem recomendações de políticas.
Os projetos serão avaliados com base na sua inovação, capacidade de gerar e documentar o impacto empiricamente, e a qualidade da proposta em geral. As atividades e projetos de pesquisa devem ser realizados de preferência em menos de um ano.
O MAP financiará projetos propostos por instituições governamentais, empresas privadas, centros de pesquisa e outros. Para esta chamada são incentivados a participar especialmente os ministérios das finanças e agricultura e os bancos públicos e rurais. As propostas serão avaliadas por especialistas da Divisão de Mercados de Capitais e Instituições Financeiras do BID, em coordenação com o Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin) e Departamento de Pesquisa do BID.
O prazo para apresentação de propostas segue até 15 de maio de 2012. Para participar, visite o site do MAP e siga as instruções. Para mais informações, entre em contato com MAP@iadb.org.
Fonte: BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento
◄ Leia outras notícias