Publicado em: 17/09/2012 às 17:30hs
Por meio desse agente financiador os agricultores terão acesso ao financiamento de até de R$ 10 mil com a finalidade de reconstruir ou revitalizar as atividades produtivas geradoras de renda, implementar práticas de uso, manejo e conservação do solo e da água, implantar projetos de irrigação, formar e melhorar as pastagens e a produção e conservação de forragem destinada à alimentação animal. Tudo deverá ser feito com base em projeto técnico.
A linha especial de crédito, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para o enfrentamento da estiagem da Região Sul tem bônus de adimplência de 20%, taxa de juros de 1% ao ano; e prazo de reembolso de até 10 anos, incluídos até três anos de carência, a ser estabelecido com base no cronograma físico-financeiro constante do projeto técnico. O Banco do Brasil tem R$ 400 mil para a linha especial, o que permite estimar que mais de 40 mil famílias serão beneficiadas.
“O crédito emergencial permite a ação estruturante. O agricultor familiar que acessa essa linha tem a possibilidade de organizar sua propriedade, de estruturar sua produção, o que é fundamental até para enfrentar as futuras oscilações climáticas. É um recurso com subsídio e com ações de assistência técnica e extensão rural”, explica o secretário de Agricultura Familiar (SAF/MDA), Valter Bianchini.
Ater
Para ser beneficiado com o crédito especial, o agricultor deverá primeiro procurar a empresa de assistência técnica e extensão rural de seu município ou um técnico de sua confiança que está credenciado nos bancos para elaborar projetos de crédito. Será com a orientação do extensionista ou do técnico que ele desenvolverá o projeto, que especificará como o recurso do financiamento será aplicado. De posse do projeto e da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), o agricultor deverá se dirigir ao Banco do Brasil para solicitar a contratação do crédito.
Além do Banco do Brasil, o Bansicredi, o Banrisul, a Cresol Central, a Cresol Baser, o Bancoob/Sicoob e o BRDE irão operar a linha especial de crédito. A previsão é que esses bancos iniciem suas operações até o fim de setembro.
Fonte: MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário
◄ Leia outras notícias