Assuntos Jurídicos

Setor defende criação de uma Vara Especializada em Agronegócio

Corregedoria avalia positivamente a iniciativa


Publicado em: 02/08/2013 às 10:30hs

Setor defende criação de uma Vara Especializada em Agronegócio

A criação de uma Vara Especializada em Agronegócio, de um Núcleo de Apoio Técnico e de um Núcleo de Conciliação voltado exclusivamente a esse ramo da economia foram os assuntos que permearam a reunião realizada na tarde desta quarta-feira (31 de julho) na Corregedoria-Geral da Justiça, em Cuiabá.

O corregedor-geral, desembargador Sebastião de Moraes Filho, recebeu comitiva formada por oito representantes do setor produtivo do agronegócio mato-grossense, cuja visita teve o intuito de demonstrar a importância da criação desses órgãos. A juíza auxiliar da Corregedoria Serly Marcondes Alves e o juiz Jorge Iafelice dos Santos, titular da Terceira Vara de Sorriso (420km a norte de Cuiabá), também participaram do encontro.

O grupo, que antes de visitar a Corregedoria esteve na Presidência do TJMT, se comprometeu a entregar à atual administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, no prazo de 60 dias, um projeto que demonstre a viabilidade da iniciativa. “Todo o setor produtivo do agronegócio está representado aqui. O agronegócio do nosso Estado é o maior do mundo. Em função desse modelo, sentimos a necessidade de uma vara especializada, que seria muito bem-vinda”, pontuou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Rui Prado.

Já o corregedor afirmou que aprova todas as iniciativas que resultem em mais Justiça, segurança jurídica e celeridade. “Precisamos levar em consideração que o agronegócio move Mato Grosso. Vejo o pleito com bons olhos e, no que depender da Corregedoria, esse projeto terá todo o apoio”, ressaltou.

Também estiveram presentes os diretores financeiro, de relações institucionais e executivo da Famato, Nelson Piccoli, Rogério Romanini e Seneri Paludo, respectivamente; o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Fávaro; o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Milton Garbugio; o presidente da Associação dos Produtores de Semente de Mato Grosso, Carlos Augustin; e o secretário de Governo de Sorriso, Eugênio Destri.

Fonte: Assessoria de Comunicação CGJ-MT

◄ Leia outras notícias