Assuntos Jurídicos

Representante da FAEMA toma posse como presidente do Conselho Estadual do Trabalho

Em solenidade realizada quarta-feira (30), no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão - FAEMA, o engenheiro agrônomo e produtor rural Carlos Antônio Feitosa de Sá tomou posse no cargo de presidente do Conselho Estadual do Trabalho (Conset)


Publicado em: 01/02/2013 às 15:20hs

Representante da FAEMA toma posse como presidente do Conselho Estadual do Trabalho

O Conset é uma instância superior no âmbito estadual, colegiada, deliberativa e permanente, de composição tripartite, composto de representantes do governo, trabalhadores e empregadores.

O novo presidente, que é primeiro secretário da FAEMA, foi eleito representando a bancada patronal para gestão 2013. Segundo ele, a convivência entre capital e trabalho historicamente já produziu muito desconforto social no mundo. Para Carlos Antônio, o tripartismo é a forma mais democrática de conciliação no mundo do trabalho.

"É sentados à mesa que podemos vislumbrar um mínimo de entendimento e respeito sobre o antagonismo dos que precisam fazer uma caminhada juntos", disse o presidente.

Parcerias - O secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, desejou sorte ao novo presidente do Conset, além de ressaltar a importância das parcerias envolvendo a FAEMA, o Governo do Estado e a classe trabalhadora maranhense. Ele afirmou ainda que o apoio do Conset ao programa Maranhão Profissional é fundamental para a realização do projeto. "O Estado cresce e cabe ao conselho procurar adequar nossos trabalhadores e empregadores a essa nova realidade de mercado e temos conseguido êxito na tarefa - o que não será diferente na gestão da FAEMA", observou Heluy.

O vice-presidente da FAEMA, Raimundo Coelho, destacou os avanços da classe produtora rural no Maranhão e os benefícios que são oferecidos aos trabalhadores rurais por meio de treinamentos de formação profissional rural, do SENAR. Ele lembrou que o sistema CNA/FAEMA é totalmente contra o trabalho escravo.

Estiveram presentes ainda o superintendente do Senar, Luís Figueiredo, o ex-presidente do Conset, Raymundo Henrique da Silva, representantes da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/MA); Sagrima, Seduc, Seplan, Setres, CUT, UGT, Fecema, Fetaema, Feticema, Fecomércio, ACM, CDL e Fiema.

Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão - FAEMA

◄ Leia outras notícias