Publicado em: 15/03/2012 às 15:40hs
A Exposição Brasileira do Cavalo Mangalarga estará este ano novamente entre as atrações de um dos mais importantes eventos agropecuários da América Latina: a ExpoLondrina 2012. Marcada para acontecer entre os dias 5 e 8 de abril, nas dependências do Parque Governador Ney Braga, a aguardada mostra mangalarguista contará com julgamentos morfológicos, provas de andamento e disputas funcionais.
Segundo os organizadores, diversos fatores influenciaram na escolha da paranaense Londrina como sede da Exposição Brasileira. O grande interesse do público local por bons cavalos de sela foi um deles, assim como a estratégia da ABCCRM de fortalecer a presença da raça na região sul do País. Além disso, a ExpoLondrina, que todos os anos é visitada por pessoas provenientes de todo Brasil e também de inúmeros outros países, é considerada uma importante vitrine para o cavalo Mangalarga. Afinal, a feira do norte do Paraná está entre as mais importantes da América Latina.
No ano passado, por exemplo, ela recepcionou um público recorde de 500,8 mil pessoas, recebendo ainda 11.907 animais de 38 raças entre bovinos, equinos, suínos, ovinos e caprinos. E registrou 28 leilões, que juntos comercializaram R$ 20,5 milhões, uma importante parcela da receita total do evento: R$ 337,13 milhões.
Além disso, o êxito da edição de 2011 da Exposição Brasileira, também realizada durante a ExpoLondrina, foi decisiva para o retorno do evento ao norte do Paraná nesta temporada. No ano passado, a mostra mangalarguista contou com momentos marcantes, como a inauguração da Casa do Mangalarga, prestigiada pelo governador Beto Richa, e a competição funcional, acompanhada por arquibancadas lotadas apesar da concorrência da simultânea exibição da Esquadrilha da Fumaça.
Vale ainda destacar que a ExpoLondrina possui uma longa relação com o cavalo Mangalarga. Segundo o Núcleo do Norte do Paraná, responsável pela organização da mostra ao lado da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) e da Sociedade Rural do Paraná, a participação mangalarguista é bastante tradicional, ocorrendo desde as primeiras edições do evento.
Com sede itinerante e peso diferenciado no ranking da raça, a Exposição Brasileira é o segundo mais importante evento do circuito de exposições mangalarguista, que promove anualmente cerca de trinta eventos nos mais diferentes pontos do País. Mais informações sobre a mostra podem ser obtidas no site www.cavalomangalarga.com.br ou pelo telefone (11) 3673-9400.
Fonte: Assessoria de Imprensa ABCCRMangalarga
◄ Leia outras notícias