Agricultura Familiar

Vila da Agricultura Familiar na Superagro traz a BH produtos direto do campo

Atividade de destaque no Estado, a agricultura familiar responde por expressiva produção agrícola, reunindo aproximadamente 1,2 milhão de pequenos agricultores


Publicado em: 25/05/2012 às 13:50hs

Vila da Agricultura Familiar na Superagro traz a BH produtos direto do campo

A Superagro 2012 é uma oportunidade de apresentar esses produtos para consumidores e empresas de atacado e varejo. Na Vila da Agricultura Familiar, espaço especialmente destinado ao setor, os agricultores poderão realizar novos negócios, ampliando sua participação no mercado.

Para o público, a Vila traz a oportunidade de conhecer, degustar e comprar as delícias do campo, algumas revisitadas em receitas que valorizam a cultura e a culinária mineira. Destaque para os produtos do agroextrativismo, que serão inclusive matéria-prima para as receitas da Cozinha Experimental, em nove oficinas destinadas ao público e aos produtores. 

Uma das novidades desta edição é o destaque de alguns produtos em ilhas individuais, reunindo produtos orgânicos, queijos, agroindústria e agroextrativismo. As reservas indígenas das tribos maxacali e tapajós de Carmésia, Ladainha, Açucena e Santa Helena apresentarão peças em artesanato, bijuterias e objetos de decoração.  Além disso, a vila contará com a participação da Cooperativa dos Piscicultores do Alto Médio São Francisco, de Morada Nova, que produzem filé de peixe. Será realizado na vila, ainda, o 6º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal.

Sorvete de Cajá-manga – A ilha destinada aos produtos do agroextrativismo apresentará ainda uma sorveteria, que vai utilizar alguns frutos do cerrado como coquinho azedo, pequi, cagaita e cajá-manga. Pouco conhecidos para os paladares urbanos, os produtos e sabores apresentados na vila prometem cair no gosto de todos os mineiros e incorporar mais um pouco do campo à capital.

A Vila da Agricultura Familiar terá a produção de cerca de 200 produtores de diversas regiões, distribuídos entre os 42 estandes que compõem a vila - quase o dobro do ano anterior. “Todos os produtores representados possuem a Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), requisito que os caracteriza como agricultores familiares e fornece subsídios para a atividade. Isso permite também que seus produtos sejam registrados e tenham alvará sanitário, uma garantia de segurança alimentar”, informa a Assessora Técnica da Subsecretaria de Agricultura Familiar, Ignes Botelho. Os agricultores participarão também das palestras técnicas “Novas Regras para Habilitação Sanitária na Agricultura Familiar” e “Agricultura Familiar e o ICMS em Minas Gerais”.

“A participação num evento do porte da Superagro é uma demonstração da mudança de visão que tem ocorrido na produção dos agricultores familiares. Mais que propiciar e estimular o mercado, é uma oportunidade de apreciação e valorização do produto pela sua qualidade e valor nutritivo. Isso, consequentemente, gera negócios futuros”, enfatiza Ignes.

A Vila da Agricultura Familiar acontece entre 7 e 10 de junho, no Pavilhão Expominas, dentro da programação da Superagro 2012. A Superagro será realizada de 3 a 10 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira /Expominas, em Belo Horizonte.  A realização é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.

Mais informações: www.superagro2012.com.br ou Facebook.com/superagro2012

Fonte: Assessoria de Imprensa Superagro 2012

◄ Leia outras notícias