Publicado em: 21/11/2012 às 13:10hs
Entre os dias 21 e 25 de novembro, 650 empreendimentos de homens e mulheres que trabalham no meio rural mostrarão as tradições, os sabores e a cara de cada estado do Brasil, em um espaço de 40 mil m2 na Marina da Glória (RJ). Shows, gastronomia e área exclusiva para a criançada fazem parte do roteiro.
Quem passar pela Feira poderá experimentar e conhecer produtos diversificados, além de acompanhar uma extensa programação cultural. No total, a Marina da Glória será divida em pelo menos oito grandes espaços. Para os apreciadores da boa comida e bebida, a opção é o Espaço Gastronômico, construído para trazer aos presentes os pratos e bebidas típicos de cada região do País. Os visitantes poderão saborear as iguarias em locais próprios para as refeições, como o Restaurante e o Espaço Piquenique, com mesas confortáveis instaladas às margens da Baía de Guanabara. Quiosques Regionais estarão espalhados pela Feira, disponibilizando ao público lanches rápidos e típicos.
Na Praça da Sociobiodiversidade, estarão à mostra artigos de artesanato, comidas e cosméticos de matérias-primas da biodiversidade e bioma da Caatinga, Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal; o estande do Talentos do Brasil Moda, trazendo acessórios e roupas produzidas por artesãos rurais de 12 estados do Brasil.
Outro local que deve chamar atenção é a Praça da Cachaça, para apreciadores, curiosos e fornecedores da bebida. A produção feminina tem destaque no espaço Organização Produtiva das Mulheres, voltado para mostrar o potencial das agricultoras rurais brasileiras. Haverá também a Praça dos Povos e Comunidades Tradicionais, que apresentará 15 estandes com produtos quilombolas, indígenas, ribeirinhos, extrativistas e pescadores artesanais. A alimentação saudável e ecologicamente correta é o tema da Praça dos Orgânicos, que disseminará a produção de alimentos sem riscos aos recursos naturais. Há ainda a Casa do Incra, que mostrará ao público as atividades desenvolvidas com os assentamentos da reforma agrária.
Já as crianças contarão com o Espaço Brincante. Um local em que meninos e meninas de todas as idades, sempre acompanhados dos pais ou responsáveis, terão à disposição uma programação diversificada com um parque infantil e uma gama de livros e gibis do Programa Arca das Letras. No espaço, o público infantil também terá a chance de conhecer a história de Chico Mendes, seringueiro do Acre morto há 25 anos, que lutou pela preservação da Floresta Amazônica.
Políticas públicas e conveniência
No Espaço Institucional, o MDA apresentará os principais programas desenvolvidos pelo ministério, com palestras, mostras e fotos, bem como os dez Estandes Coletivos, que mostrarão a produção da agricultura familiar de todo o Brasil.
Quem quiser descansar e desfrutar da bela paisagem carioca, poderá aproveitar o Espaço de Convivência, com redes para o descanso e água de coco. Nesse espaço, o visitante terá a chance, ainda, de conhecer a história das outras sete edições da Feira.
Agenda cultural
A programação cultural da Feira agrada a todos os gostos. As atrações se dividirão em três palcos: o Multicultural, o Tablado de Raiz e o #SonoroRural, que contará com a interatividade dos internautas por meio das redes sociais. Tom Zé, Geraldo Azevedo, Diogo Nogueira, Xangai, Gaby Amarantos e o Teatro Mágico estão entre os shows previstos, além de apresentações regionais, trazendo toda a cultura brasileira para a Marina da Glória.
Como chegar
O acesso à Marina da Glória é estratégico, no Parque do Flamengo. Fica, também, ao lado do Aeroporto Santos Dumont e próximo às praias e ao Centro de Negócios da Zona Sul da cidade. Não há estacionamento no local, mas vans e micro-ônibus, devidamente identificados com adesivos do evento, estarão à disposição de quem passar pela Feira, totalmente gratuitos. As saídas serão a partir das 10h e das 13h, dependendo dos dias, com intervalos de uma hora entre os veículos.
O evento começará às 13h durante a semana e às 10h no sábado e no domingo, indo até às 22h. Os shows ocorrerão após o fechamento do local.
VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo 2012
Transporte
Estacionamento do Aeroporto Santos Dumont para Marina da Glória – (Rua Infante Dom Henrique s/n)
21 a 23/11 - a partir das 13h, com intervalos de 01 hora, e última saída às 23h.
24 e 25/11 - a partir das 10h, com intervalos de 01 hora, e última saída às 23h.
Marina da Glória para Estacionamento Santos Dumont
21 a 23/11 - a partir das 14h, com intervalos de 01 hora, e última saída às 02h.
24 e 25/11 - a partir das 11h, com intervalos de 01 hora, e última saída às 02h.
Estacionamento da Cinelândia (Praça Mahatma Gandhi para Marina da Glória – Rua Infante Dom Henrique s/n)
21 a 23/11 - a partir das 13h, com intervalos de 01 hora, e última saída às 23h.
24 e 25/11 - a partir das 10h, com intervalos de 01 hora, e última saída às 23h.
Marina da Glória para Estacionamento da Cinelândia (Praça Mahatma Gandhi).
21 a 24/11 - a partir das 14h, com intervalos de 01 hora, e última saída às 02h.
25/11 - a partir das 11h, com intervalos de 01 hora, e última saída às 02h.
Lagoa Rodrigo de Freitas (Parque dos Patins) para Marina da Glória
21 a 23/11 - a partir das 13h, com intervalos de 01 hora, e última saída às 23h.
24 e 25/11 - a partir das 10h, com intervalos de de 01 hora, e última saída às 23h.
Marina da Glória para Lagoa Rodrigo de Freitas (Parque dos Patins)
21 a 23/11 - a partir das 14h, com intervalos de 01 hora, e última saída às 02h.
24 e 25/11 - a partir das 11h, com intervalos de 01 hora, e última saída às 02h.
Obs.: não há estacionamento na Marina da Glória.
Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário
◄ Leia outras notícias