Agricultura Familiar

Tecnologia impulsiona produtividade da agricultura familiar

A agricultura familiar compõe parte significativa do agronegócio brasileiro


Publicado em: 28/07/2020 às 12:40hs

Tecnologia impulsiona produtividade da agricultura familiar

De acordo com o Censo Agropecuário 2017, feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 77% dos estabelecimentos do agro estão classificados na categoria “Agricultura Familiar”, com mais de 10 milhões de pessoas empregadas.

Conforme evolui a tecnologia no campo, cresce também a demanda de pequenos e médios produtores rurais por equipamentos que proporcionam maior produtividade. Ao investir em uma nova máquina, o agricultor busca economia. Em estudo recente realizado pela Massey Ferguson, foi constatado que os tratores da marca, que têm como foco o pequeno e médio produtor, oferecem economia de 10% em consumo de combustível no seu uso. Se pensado a médio e longo prazos, é uma economia significativa, visto que o diesel é um dos insumos com maior custo na agricultura.

Além da tecnologia em maquinário agrícola, os produtores familiares costumam participar de todas as etapas da agricultura, da preparação do solo à colheita. Investir em conhecimento e treinamento de pessoal é primordial para a constante evolução e rentabilidade da cultura. A capacitação é um importante pilar na agricultura familiar, já que é responsável por 7 a cada 10 empregos no campo, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).  

Diversos cursos podem ser encontrados, inclusive com formação EAD (Ensino à Distância), em instituições que disponibilizam capacitação gratuita como Embrapa, Sebrae, Ministério do Meio Ambiente e Enagro (Escola Nacional de Gestão Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O acesso a linhas de crédito e financiamento tem papel fundamental no desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil. O Plano Safra, principal instrumento no planejamento do produtor rural brasileiro de todos os portes, garante aos agricultores oportunidade de investimento em seus negócios e maior segurança.

Outros programas como o Moderfrota, que promove financiamento para aquisição de equipamentos agrícolas, e o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) também estão à disposição do produtor rural. Este último, focado na agricultura familiar, conta com a categoria “Mais Alimentos”, utilizada na compra de máquinas que fazem parte do programa.

O poder de compra de tecnologia, aliado à capacitação técnica para aproveitar o que há de mais avançado em cada equipamento, permite com que o agricultor familiar trabalhe em condições favoráveis para aumentar a produtividade e tornar os negócios ainda mais rentáveis e competitivos. 

Eder Pinheiro é coordenador de Marketing Produto Tratores AGCO América do Sul

Fonte: Massey Ferguson

◄ Leia outras notícias