Agricultura Familiar

Seduc debate fortalecimento da merenda com gêneros da Agricultura Familiar

O Seminário ?A Garantia de Produtos da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar é Possível?? que aconteceu em Cuiabá, sexta-feira e sábado (28 e 29.09), debateu estratégias para fortalecer parcerias com cooperativas, sindicatos rurais e associações comerciais para potencializar a revenda de alimentos provenientes da agricultura familiar destinados a merenda escolar das 734 escolas da rede estadual


Publicado em: 01/10/2012 às 08:50hs

Seduc debate fortalecimento da merenda com gêneros da Agricultura Familiar

Nos dois dias, assessores pedagógicos de Mato Grosso participam do evento organizado pelo Conselho Estadual de Alimentação Escolar (CEAE) juntamente a representantes de entidades diversas ligadas ao setor rural, para elaboração de proposições que ajudem no cumprimento da legislação nacional que prevê que a aquisição de 30% dos gêneros alimentícios sejam de origem de programas de agricultura familiar.

“Dentro do cenário do Plano Nacional de Alimentação Escolar é de competência do assessor pedagógico gerenciar às Câmaras de Negócios, que organizam as chamadas públicas para a compra dos gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar. Cabe a esse profissional atuar como interlocutor junto ao município e aos 11 segmentos que integram as Câmaras”, destaca a secretaria de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Fátima Resende.
Metas

Em 2011, Mato Grosso aplicou 19,5% (um total de R$ 9 milhões) do orçamento total de R$ 31 milhões investidos conjuntamente pelos governos estadual e Federal para aquisição dos produtos oriundos da agricultura familiar, alcançando a segunda classificação em investimentos do Centro-Oeste, perdendo apenas para Brasília. Para 2013, a meta é ousada, chegar a 25% considerando os gargalos existentes e que para suas resoluções são necessárias a adoção de medidas intersetorializadas. “A questão logística ainda merece sérios debates”, pontua a responsável pela Coordenadoria de Alimentação Escolar da Seduc, Maria Helena da Silva.

Para a assessora pedagógica de Paranatinga, Raquel Gonçalves dos Reis, é necessário haver maior mobilização nas gestões municipais, assim como fomento aos programas de agricultura familiar para que as metas preconizadas sejam alcançadas. “Já visitei assentamentos a 70 km da sede do município para divulgar informações quanto a chamada pública e percebemos a dificuldade no acesso dessas famílias mesmo primando pelo contato com sindicatos, secretarias de agricultura e cooperativas’.

O evento, que aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal, reuniu representantes da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf/MT), Movimento dos Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri), da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Fonte: Assessoria de Imprensa Seduc-MT

◄ Leia outras notícias