Agricultura Familiar

Quitandas garantem renda para ex-aluna do SENAR

Produtos integrais, pães, rosquinhas e bolos de sabores variados recheiam a barraca da produtora rural Eliane Pereira da Costa na feira livre de Viçosa


Publicado em: 20/12/2012 às 14:10hs

Quitandas garantem renda para ex-aluna do SENAR

Foi no curso de Produção Artesanal de Alimentos, oferecido pelo SENAR MINAS em agosto de 2011, que ela aprendeu a fabricar esses produtos e, hoje, parte da renda da família é garantida com a comercialização das quitandas. Segundo Eliane, em média, a renda mensal é de R$ 3.000.

Ela prepara os produtos na propriedade, na Comunidade de Macena, e conta com a ajuda do marido e das duas filhas. Lá ela possui equipamentos específicos que possibilitam o maior rendimento da produção, como uma boa amassadeira de pão e batedeira, que ela adquiriu após participar do curso. Também vem da propriedade parte da matéria-prima: mandioca, cenoura, abóbora, milho e cebola. “Antes do curso, as receitas não davam muito certo. Depois melhorou muito”, conta Eliane.

As quitandas que mais agradam os clientes são as rosquinhas e os bolos, especialmente o de mandioca. No último mês de novembro, Eliane contabilizou a produção de cerca de 1.600 bolos, fora os demais produtos. Ela conta que foi uma das maiores quantidades que já produziu e que, no final do mês, o estoque se esgota, tamanha a aceitação. “Tem cliente que avisa que vai passar na feira mais tarde na semana seguinte e pede para eu guardar o produto que ele gosta”.

Além de comercializar os alimentos na feira livre de Viçosa todo sábado de manhã, Eliane também fornece produtos para supermercados e para a merenda escolar de escolas estaduais por meio da Associação dos Produtores de Agroartesanato de Viçosa (ASSOV), da qual faz parte.

No curso do SENAR, Eliane e outras dez participantes também aprenderam a organizar e higienizar o ambiente de trabalho e receberam orientações sobre a aquisição de matérias-primas regionais, apresentação de produtos e conservação de alimentos. “Aprendi a embalar os produtos e a armazená-los de maneira adequada para prolongar a sua duração e garantir a qualidade”, destaca Eliane. Na ocasião, o curso foi realizado em parceria com EMATER e Sindicato Produtores Rurais de Viçosa.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias