Agricultura Familiar

Projeto Sustentabilidade à Mesa é lançado em Salvador

A Bahia é o segundo estado brasileiro a receber o lançamento


Publicado em: 20/09/2012 às 07:30hs

Projeto Sustentabilidade à Mesa é lançado em Salvador

Oferecer os produtos da agricultura familiar para a rede hoteleira é um dos objetivos do projeto Sustentabilidade à Mesa, uma parceria firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), que será lançado em Salvador, nesta quinta-feira (20). A Bahia é o segundo estado brasileiro a receber o lançamento.

O projeto une três grandes iniciativas: a Rede Brasil Rural (RBR), ferramenta virtual do MDA, e os programas Cozinha Brasil e ViraVida, do Sesi. Por meio da plataforma on-line do MDA os empreendimentos coletivos da agricultura familiar poderão comercializar produtos para hotéis, bares e restaurantes.

Na avaliação do coordenador da Rede Brasil Rural, Marco Antônio Viana Leite, a iniciativa vai proporcionar contato direto entre os agricultores e representantes dos setores. “É um ótimo primeiro contato com eles. Vamos poder fechar muitos negócios que vão, ainda mais, ajudar no desenvolvimento da agricultura familiar brasileira”, afirmou.

De acordo com o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, o Sustentabilidade à Mesa, além de um bom negócio para o País, é também assegura um diferencial para os clientes. “Qualquer hóspede vai se sentir mais confortável em um hotel que respeita o meio ambiente, tem ações de responsabilidade social e, ainda por cima, oferece um serviço de alimentação de qualidade e saudável”, observou.

O primeiro lançamento estadual

Na tarde de terça-feira (18), o Sustentabilidade à Mesa foi lançado em Belém, no Pará. Participaram do evento cooperativas de agricultores familiares interessadas em comercializar seus produtos, cerca de 40 representantes do setor hoteleiro e membros da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). As cooperativas fizeram exposição e degustação de alguns itens durante o coquetel.

Para o presidente da ABIH, Enrico Fermi, os clientes da rede hoteleira valorizam o tema sustentabilidade e a agricultura familiar tem esse viés. “A população tem simpatia pela questão ambiental e acredito que vai aderir facilmente. Além disso, a agricultura familiar dispõe de muitos produtos diversificados, o que chama a atenção dos hóspedes, principalmente do público internacional”, conclui.

Fonte: MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias