Agricultura Familiar

Produtores rurais aumentam renda através da agricultura familiar, em GO

Programa foi implantado em três cooperativas de Morrinhos, no sul do estado Com benefício, agricultora adquiriu máquina e aumentou fabricação de polpa.


Publicado em: 07/01/2013 às 13:30hs

Produtores rurais aumentam renda através da agricultura familiar, em GO

Com a implantação do programa de agricultura familiar em três cooperativas, cerca de 160 produtores rurais de Morrinhos, a 131 quilômetros de Goiânia, estão diversificando a atividade econômica na região e aumentando a renda. Todos os alimentos produzidos estão sendo vendidos no comércio local e também são entregues em escolas públicas.

O superintendente municipal da agricultura familiar afirma que os cooperados estão satisfeitos com o apoio do governo federal. “Aqui antigamente era apenas uma região de produção de leite, mas com a chegada do programa os produtores diversificaram a atividade da região e, consequentemente, aumentaram a renda. Nós estamos felizes com a iniciativa”, declara Divino Goulart da Silva.

Na fazenda da agricultora Carmém Lúcia Helen Tangliare, uma das beneficiadas pelo projeto, o cultivo de maracujá é uma das principais fontes de renda. Anualmente, ela conta que colhe cerca de 10 mil quilos do fruto e, por isso, resolveu investir na produção de polpa.

“Mudamos de São Paulo há 12 anos e começamos plantar frutas e vender. Depois de muitos pedidos, iniciamos a fabricação das polpas e, logo em seguida, com a ajuda do programa de agricultura familiar compramos uma polpadeira e aumentamos a produção”, revela.

Já o produtor rural Luiz Fernando Amaral pretende melhorar a produção de hortaliças através do incentivo do programa. “Tenho planos de ampliar a lavoura e melhorar as condições do plantio. Investir em tecnologia mesmo”, enfatiza o beneficiário.