Publicado em: 18/01/2012 às 13:00hs
O Paraná tem uma média de 320 mil agricultores familiares, mas a Emater dá conta de atender de 160 a 200 mil produtores, outra parte recebe a ajuda de cooperativas. Para auxiliar produtores nos 46 municípios do Norte Pioneiro, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) tem duas regionais, uma em Santo Antônio da Platina e outra em Cornélio Procópio.
Em Santo Antônio são 7.063 famílias atendidas e a cultura baseia-se no café, gado de leite, fruticultura e olericultura. Na regional de Cornélio Procópio são atendidas 3.942 famílias.
O coordenador de lavouras, Maurílio Soares Gomes, explica que a Emater possibilita que as famílias atendidas tenham acesso aos programas governamentais e se pode perceber a diferença que isso faz quando se fala com os próprios produtores. ''Muitos deles têm uma boa renda familiar graças ao que é desenvolvido junto à propriedade'', garante.
Além do acesso às políticas públicas ambos os membros da Emater defendem que a diversidade de culturas estimulada pelo próprio instituto permite aos agricultores ter dinheiro o ano todo.
Para ser considerado um agricultor familiar o produtor precisa se enquadrar nas normas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) criado pelo Governo Federal em 2002. Os beneficiários precisam ser proprietários, posseiros, arrendatários, parceiros ou concessionários da Reforma Agrária; residirem na propriedade ou próximo dela, ter como base da exploração do estabelecimento o trabalho em família. E ainda 80% da renda familiar sendo gerada a partir da propriedade.
Fonte: Folha Web
◄ Leia outras notícias