Publicado em: 29/06/2012 às 07:50hs
Uma platéia atenta assistiu ao agricultor Marcos Seefeld, de 22 anos, e a assistente técnica estadual em juventude rural e educação no campo na gerência técnica estadual da EMATER/RS – ASCAR, Vera Carvalho da Silva, falarem sobre os problemas enfrentados com o êxodo rural.
Morador de Nova Petrópolis, Seefeld contou que é apaixonado pelo trabalho que realiza na propriedade da família. Produtor de leite, ele não abriu mão de se especializar no curso técnico de Agronomia. “Precisamos buscar o máximo de produtividade, com o mínimo de espaço. O estudo é muito importante e traz retorno”, afirmou.
Para Vera Carvalho da Silva, o jovem é um exemplo a ser seguido. Segundo ela, é preocupante ver que, hoje em dia, as escolas e os próprios agricultores estão desmotivando os jovens do campo a continuar no meio rural. “Os mais velhos ainda lembram da época do trabalho braçal e sofrido, mas hoje a realidade é outra”, diz a especialista.
A profissional da EMATER/RS – ASCAR chama a atenção para o fato de que, sem a agricultura familiar todo o país sofreria um grande impacto, uma vez que 70% da produção rural nacional para consumo interno provêm do trabalho desses pequenos produtores. “É um tema inquietante e é imprescindível que reconheçamos esses agricultores como sujeitos indispensáveis para a sociedade”.
O Rural Show 2012 tem como tema principal “Dinâmicas, Negócios e Tecnologias – Valorizando a Agricultura Familiar e o Cooperativismo”. O evento é organizado pela Cooperativa Piá, Emater / ASCAR RS, Sicredi Pioneira e Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, e encerra no dia 1º de julho.
Fonte: Insider2 Comunicação Corporativa
◄ Leia outras notícias