Publicado em: 29/08/2024 às 09:00hs
O Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer 2024 está em destaque com a presença de duas unidades de produção orgânica certificadas pela Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama): a Chácara Vila Nova, de Porto Alegre, e o Laticínio Benolle, de Glorinha. Entre as novidades orgânicas exibidas pelos produtores da Rama na feira, que acontece até domingo (1º/8) em Esteio (RS), destacam-se o sorbet de erva-mate e o iogurte de copinho em porção individual.
O sorbet de erva-mate tem atraído considerável atenção, com as duas caixas preparadas para o lançamento esgotando-se nos dois primeiros dias do evento, totalizando 20 quilos vendidos. Luci Mara Silva Almeida, da Chácara Vila Nova Orgânicos, expressou entusiasmo pelo sucesso do produto. "Queremos agregar valor aos produtos da agroindústria, que enfrentou muitas perdas devido ao cenário atual no Rio Grande do Sul", comentou Almeida. Além do sorbet de erva-mate, a Chácara Vila Nova também está apresentando o sorbet de sabor sagu.
Almeida compartilhou que a criação desses novos sabores foi uma forma de homenagear a tradição gaúcha. "Há tempos queríamos criar algo especial para nós, gaúchos. Muitos clientes que frequentam feiras no Estado nos procuraram, e decidimos desenvolver um alimento verdadeiramente gaúcho", explicou. A nova linha de sorbets da Chácara Vila Nova será comercializada sob a marca SorbeTchê, uma homenagem às origens da empresa.
Por outro lado, o Laticínios Benolle está surpreendendo com o lançamento do iogurte orgânico de copinho (200 g) sabor natural com geleia de morango. Thiago Benetti de Freitas, diretor do Laticínio Benolle, revelou que a demanda por essa porção individual tem sido alta. "Os clientes pediam muito por essa porção para consumo imediato. Está sendo bastante procurada para lanches e para os filhos levarem à escola", afirmou. O iogurte se destaca pelo uso de fermento importado da Itália, o que confere uma cremosidade superior e menor acidez.
Outro produto que tem se destacado é o queijo mazolla, típico da região da Sicília, na Itália. "O Laticínio Benolle é o único produtor deste queijo no Brasil. É um produto único, que combina maturação com cremosidade", explicou Benetti. Além disso, o doce de leite orgânico produzido pela empresa também tem sido um sucesso, com cinco caixas de 24 unidades vendidas nos primeiros dois dias da Expointer.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias