Publicado em: 24/07/2012 às 16:10hs
Com decreto publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (23), o Estado de Alagoas está autorizado a aumentar o valor pago aos agricultores familiares que fornecem ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Modalidade Especial Leite, mais conhecido como Programa do Leite.
A autorização é do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio do Grupo Gestor Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos, e contempla também os demais estados do Nordeste e o estado de Minas Gerais.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, que se reuniu com representantes do setor produtivo nesta segunda-feira, o assunto será discutido com o governador Teotonio Vilela o mais breve possível para que seja definido o novo preço do litro do leite que será pago ao agricultor familiar.
“Essa medida é uma prioridade para o governador, pois ele entende a importância desse aumento, principalmente agora, que os produtores estão passando por dificuldades na produção por conta da estiagem”, comentou o secretário. De acordo com o secretário, o Programa do Leite sempre foi um regulador do preço do produto no mercado, além de garantir renda aos pequenos produtores que estão organizados em associações e cooperativas.
Ele também citou as medidas do Governo do Estado para fortalecer a produção, como o Programa Alagoas Mais Leite, que repassa tanques de resfriamento de leite, sêmen de touros de alto valor genético para melhorar os animais e aumentar a produtividade de leite, capacitação e assistência técnica nos moldes do Balde Cheio.
“Agora, por conta da estiagem, numa parceria com as cooperativas e prefeituras, também adquirimos bagaço de cana para alimentar os animais e contratamos retroescavadeiras para limpeza de açudes”, frisou o secretário.
Participaram da reunião os superintendentes de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Luciano Barros, e de Desenvolvimento Agropecuário, Hibernon Cavalcante, a coordenadora do Programa do Leite, Andréia Oliveira, o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, o presidente da Cooperaitva dos Pequenos Produtores de Leite da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz), Antônio Gérson, o presidente da Associação dos Produtores de Leite do Povoado Paus Pretos, Jilvan Medeiros de Aquino, e a presidente da Associação de Agricultores Alternativos (AAGRA), Maria de Souza Santos.
Fonte: Seagri AL
◄ Leia outras notícias