Publicado em: 27/02/2013 às 11:40hs
O casal dedicava as atenções na propriedade apenas à pecuária leiteira. Há um ano, a horta da propriedade também ganhou destaque e ajuda a melhorar a qualidade de vida da família. Banana, pepino, vagem, abobrinha, berinjela e jiló são produzidos sem agrotóxicos para garantir uma alimentação saudável aos alunos da cidade.
Ela conta que a diversificação do negócio começou a partir de uma consultoria privada com produtores rurais da região. “Não trabalhávamos com horta, mas tínhamos muita bananeira e não aproveitávamos a quantidade de fruta que colhíamos. Doávamos para outros produtores. Com a consultoria, vimos que podíamos vender a banana para a merenda escolar. Ela foi o primeiro item a ser comercializado, depois começamos a plantar outros para serem vendidos.”
Para Lúcia, a vantagem de fornecer alimentos para a merenda escolar é o preço melhor e a garantia de um mercado consumidor. “Temos contato direto com o nutricionista da Prefeitura e produzimos de acordo com o que eles precisam.” Em época de férias escolares, a produção vai para os restaurantes. “Fazemos parte de uma associação e a entidade encaminha os alimentos para os restaurantes.”
Animada com a nova oportunidade, Lúcia participou, no início deste mês, do curso de Beneficiamento Primário de Frutas, Verduras e Legumes, realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Belmiro Braga e pelo SENAR MINAS. “Vimos que aquele produto que não encontrou mercado no dia da colheita ainda pode ser aproveitado. Por exemplo, a couve que foi colhida e não foi vendida pode ser picada e embalada para ser comercializada no dia seguinte. Eu e mais quatro produtores queremos investir nisso.”
Para ela, as transformações na propriedade são novidades que sinalizam resultados positivos. “Por enquanto, a horta é um complemento. Vamos conciliar com a pecuária leiteira, pois não abrimos mão de mexermos com o leite. Mas queremos aumentar a nossa renda.”
Prefeitura incentiva participação em cursos
A Prefeitura de Belmiro Braga incentiva a participação dos produtores nos cursos realizados pelo Sindicato dos Produtores Rurais da cidade e pelo SENAR MINAS. “Com os treinamentos, os agricultores familiares poderão aprender técnicas, como preparação do solo e época do plantio, para aumentar a produção e a oferta de alimentos de boa qualidade”, justifica o responsável pela Divisão de Licitações e Contratos, Glauco Moraes Guimarães.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR MINAS
◄ Leia outras notícias