Publicado em: 23/11/2012 às 13:20hs
“A gente começou no início do ano com os programas Mais (Floresta, Pastagem, Ovinos) que são os programas de fomento. Porém, percebemos que faltava um passo, principalmente para o pequeno e médio produtor, que era a assistência técnica. Nós conseguimos ajudar o produtor a desenvolver melhor essas culturas a partir do conhecimento dado nas palestras desses programas, mas existia um gargalo. Foi ai que surgiu o Mais Inovação, onde fazemos uma visita a propriedade, passamos conhecimento de gestão e ao fim, apresentamos um projeto técnico com melhorias tecnológicas para ele aplicar. Essa foi a forma que encontramos para que o proprietário pudesse dar um up grade na propriedade e agregar valor aos produtos dela,” explica presidente da Comissão de Silvicultura e Agrossilvicultura da CNA, Ademar da Silva Jr.
O programa Mais Inovação é desenvolvido em 10 etapas que são: palestra de sensibilização dos produtores rurais; inscrição dos produtores interessados; vistoria das propriedades rurais; construção de um plano de trabalho por propriedade; visita à propriedade para apresentar sugestões de ações; instruções sobre as possibilidades de financiamentos; acompanhamento mensal das atividades nas propriedades; treinamentos nas diversas áreas do agronegócio e visitas de acompanhamento dos resultados.
O programa ainda é um projeto piloto, que está sendo realizado em 31 propriedades na região da Costa Leste do estado, no município de Inocência. De acordo com Ademar Jr., o foco do programa nesse momento é o setor de agrossilvicultura, por conta das características da região e dos produtores locais. Mas a ideia é expandi-lo no próximo ano. “O Mais Inovação está sendo um sucesso, temos uma demanda enorme de municípios querendo receber o programa. Esperamos no primeiro semestre de 2013 ampliá-lo para o resto do estado”, revelou.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR
◄ Leia outras notícias