Publicado em: 05/04/2013 às 08:50hs
Em Brasília, Meraldo Sá conseguiu junto ao secretário de Políticas Públicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, a liberação de R$ 5 milhões provenientes de emendas parlamentares. Essa verba será destinada para aquisição de equipamentos e maquinários agrícolas, tais como de caminhões, patrulhas mecanizadas, equipamentos agrícolas, apoio a feiras livres ou centros de comercialização de produtos agrícolas.
Já os outros R$ 11 milhões foram liberados no Ministério da Integração Nacional e serão destinados a projetos de irrigação nos assentamentos rurais e na compra de equipamentos agrícolas.
Crédito Fundiário
Dentro de 30 dias deverá ser retomado em Mato Grosso o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que oferece aos trabalhadores rurais sem terra condições de comprar um imóvel rural por meio de financiamento. O PNCF é do Governo Federal, mas é colocado em prática com a ajuda dos governos estaduais, que ficam responsáveis pelo cadastro e repasse da verba.
O programa foi interrompido em julho de 2012, para adequações que visaram regularizar o alto índice de inadimplentes de agricultores familiares que aderiram o benefício de financiamento. “Conversei com o diretor do Departamento de Crédito Fundiário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Dino Castilhos, e junto a ele apresentei o relatório do Crédito Fundiário do nosso Estado. E desde já ele sinalizou que dentro de 30 dias o programa será retomado em Mato Grosso”, explicou Meraldo.
Fonte: Só Notícias
◄ Leia outras notícias