Agricultura Familiar

Haiti poderá ter programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar

O IICA, Governo Federal e Agência Brasileira de Cooperação apresentam, esta semana, ás autoridades haitianas um projeto preliminar que busca fortalecer a agricultura familiar e segurança alimentar da ilha


Publicado em: 23/01/2012 às 18:50hs

Haiti poderá ter programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar

Uma missão formada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), pelos Ministérios brasileiros de Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) chega ao Haiti, no próximo dia 26 (quinta-feira), para participar de um Seminário realizado em parceria com o Ministério da Agricultura dos Recursos Naturais e do Desenvolvimento Rural do Haiti (MARDNR), intitulado Coma produtos locais para o avanço da agricultura.
 
Essas instituições estão a frente do projeto conhecido como Compras Locais, caracterizado em sua fase inicial por um estudo que visa a promoção de ações de fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar e nutricional do país.
 
Para a primeira etapa do projeto, que durou seis meses, a região de Nippes foi escolhida, palco de um levantamento de importantes informações que traçam um retrato da agricultura familiar local.
 
O estudo realizado apontou a produção agrícola local; a atuação da Associação de Pequenos Agricultores; a sazonalidade da produção; os tipos de alimentos produzidos; a quantidade de escolas da região;  se há ou não assistência técnica e extensão rural, etc. A partir dessas informações, os consultores contratados para o projeto construíram uma proposta preliminar de um programa de aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar para doação simultânea as cantinas escolares, adaptado à realidade Haitiana.
 
O próximo passo será incluir as sugestões e observações do governo local no projeto e elaborar a proposta final, prevista para ser entregue em março deste ano.
 
Outros organismos internacionais como o Programa Alimentar Mundial (PMA) e outras agências de cooperação como Cooperação Francesa, , a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) participarão do seminário.

Fonte: Assessoria de imprensa do IICA

◄ Leia outras notícias