Agricultura Familiar

Governo de TO promove encontro para melhoria da qualidade de vida das agricultoras familiares

O Governo do Tocantins, por meio da Seagro ? Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, promove, em parceria com o MDA ? Ministério do Desenvolvimento Agrário, de 26 a 28 de junho o "III Encontro Estadual das Agricultoras Familiares"


Publicado em: 25/06/2012 às 18:10hs

Governo de TO promove encontro para melhoria da qualidade de vida das agricultoras familiares

O encontro reunirá cerca de 300 mulheres, entre quilombolas, pescadoras, indígenas, extrativistas, agricultoras e artesãs de vários municípios tocantinenses. A abertura oficial do evento acontece, no dia 26, às 19 horas, no auditório da ATM – Associação Tocantinense de Municípios, em Palmas.

O encontro, que tem como objetivo proporcionar um espaço de discussão e reflexão sobre a importância da mulher no desenvolvimento da agricultura familiar no Estado, pretende capacitar as agricultoras familiares, beneficiárias do PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário e comunidades tradicionais. O evento é também a oportunidade de proporcionar às participantes o estímulo ao desenvolvimento pessoal, a capacitação na busca da autoestima, a integração no meio onde vivem e a conquista de espaço para exposição de ideias, valores e lutas.

Segundo a coordenadoria de Assentamentos e Agricultura Familiar da Seagro, as agricultoras contarão com uma vasta programação com temas como a saúde da mulher; oficinas de reaproveitamento dos alimentos e plantas medicinais; seguro social; sexualidade humana; esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha; políticas públicas do Programa Brasil sem Miséria e Programa Nacional de Crédito Fundiário; entre outros.

A programação contará, ainda, com palestras voltadas para a autoestima das mulheres e passeio a um Shopping Center e ao cinema. Segundo a engenheira agrônoma da Seagro Francisca Marta, o encontro além de procurar valorizar as agricultoras busca também a integração social entre as mulheres. “Será um momento especial, pois acima de tudo o Governo tem consciência da importância da participação feminina na economia tocantinense, principalmente, no que se refere à agricultura familiar”, disse.

Exposição

Na programação constam também a exposição e comercialização de produtos no hall de entrada da ATM. Serão expostos artesanatos do babaçu, capim dourado, fibra de bananeira e do buriti.

O encontro conta com o apoio do Shopping Capim Dourado e o CESTE – Consórcio Estreito Energia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro/TO

◄ Leia outras notícias