Publicado em: 15/03/2013 às 09:20hs
A mensagem, do ministro da Agricultura de Angola, Afonso Pedro Canga, foi transmitida nesta quinta-feira (14) pelo embaixador do país africano no Brasil, Nélson Manuel Cosme, ao ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, durante audiência no gabinete do ministro.
“A agricultura familiar de Angola quer produzir mais e quer comercializar mais a produção desses pequenos agricultores. Sabemos que o Brasil tem políticas públicas elogiáveis nessas áreas e que o MDA é pioneiro nessa atividade”, declarou o embaixador. “Também queremos conhecer como é a política da merenda escolar, das compras públicas e, enfim, como desenvolver a nossa agricultura familiar”, acrescentou Nélson Cosme.
O embaixador disse ainda que o ministro da Agricultura de Angola gostaria de vir ao Brasil conhecer pessoalmente e de modo mais detalhado essas políticas. Pepe Vargas, por sua vez, declarou que o MDA já está providenciando o convite ao ministro angolano e que o estreitamento de relações com países africanos e, em especial, de língua portuguesa, é uma prioridade permanente não só do MDA, mas do governo brasileiro, desde a gestão do presidente Lula.
“Se o ministro Afonso Pedro Canga visitar o Brasil acompanhado de uma missão de técnicos poderemos organizar uma agenda de encontros com diversas áreas do MDA para apresentar programas já utilizados por outros países, inclusive da África, como o Mais Alimentos Internacional. Dependendo do interesse de ambas as partes, a adesão a esse programa poderia ser ainda mais rápida do que a realizada com outras nações. Temos muito a oferecer a Angola. Somente na área de máquinas e equipamentos agrícolas, são mais de quatro mil itens financiados”, afirmou Pepe Vargas.
Ainda durante a audiência, que contou com a participação do chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial (Aipc/MDA), Francesco Pierri, foi debatido o fortalecimento institucional e consolidação do Conselho de Segurança Alimentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O tema, segundo o embaixador angolano, também poderá abordado no encontro entre os dois ministros, sugestão aprovada por Pepe Vargas.
Mais Alimentos Internacional
O Mais Alimentos Internacional foi criado em 2010, a princípio como Mais Alimentos África. Atualmente, quatro países têm acordo firmado com o Brasil: Zimbábue, Moçambique, Gana e Cuba. O objetivo do programa é estabelecer uma linha de cooperação técnica que destaca a produção de alimentos pela agricultura familiar como caminho para a segurança alimentar e nutricional dos países participantes.
Aliada à cooperação técnica, a ação prevê o financiamento de tecnologia adaptada às realidades socioambientais da agricultura familiar local, como forma de ampliar a produção e a produtividade dos estabelecimentos rurais. A ideia é que estes países possam produzir mais e melhor. E, com o aumento da produtividade e, consequentemente, da renda tornarem-se clientes regulares da tecnologia agrícola brasileira.
Fonte: MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário
◄ Leia outras notícias