Agricultura Familiar

Festa da Melancia e da Agricultura Familiar movimenta Pedro Osório

A 11ª Festa Regional da Melancia e da Agricultura Familiar será realizada entre os dias 03 e 05 de fevereiro, no Parque do Sindicato Rural de Pedro Osório


Publicado em: 02/02/2012 às 10:50hs

Festa da Melancia e da Agricultura Familiar movimenta Pedro Osório

O município, que é dependente da produção agropecuária, possui alta tecnologia no cultivo do arroz irrigado e soja, criação de bovinos de raças europeias e destaca-se, também, pelo sabor da melancia, que apresenta alta concentração de açúcares. A festa irá promover degustação de melancia, além de comércio de produtos à base da fruta, shows locais e regionais, palestras, exposições culturais, artesanato e feira da agricultura familiar.

A Emater/RS-Ascar atua na organização e capacitação de mulheres para a produção de doces e salgados, produtos que vão estar na Feira de Agricultura Familiar, que contará com a participação de agroindústrias familiares de aproximadamente seis municípios da região. Conforme o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Maciel, no caso da produção de melancia, os produtores enquadrados no Pronaf recebem orientação técnica na elaboração de projetos de custeio e investimento. “Trabalhamos na divulgação da nossa melancia para todo o Brasil”, afirma o extensionista.

Já o secretário da Agricultura do município, André Machado, disse que a expectativa em relação a este ano é de uma feira ainda melhor. Ele esclarece que a parceria entre a Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Pedro Osório, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Sindicato Rural qualifica o evento. “Juntos fazemos mais”, salientou André. Segundo ele, 70% das propriedades rurais do município são de agricultura familiar e, embora estejam em período de estiagem, é o momento de melhorar a valorização dos produtores.

O principal mercado consumidor de melancia da região de Pedro Osório é o sudeste do Brasil. A fruta, conhecida pela sua doçura, é plantada no final do mês de outubro e colhida no final do mês de janeiro. A produtividade fica em torno de 30 toneladas por hectare. Neste ano, a produção deverá ser de boa qualidade em função da alta insolação, o que dá origem a frutos mais doces.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias