Agricultura Familiar

FCA/Unesp promove II Feira de tecnologias adaptadas para agricultura familiar

A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, realiza no dia 01 de dezembro, a partir das 8h30, no Sítio Modelo da Fazenda Experimental Lageado, a segunda edição da Feira de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar (Fetaf)


Publicado em: 22/11/2012 às 09:00hs

FCA/Unesp promove II Feira de tecnologias adaptadas para agricultura familiar

O evento destaca 20 tecnologias, ou seja, ferramentas, processos e materiais adaptados para o uso na agricultura familiar, selecionadas dentre mais de setecentas recolhidas pela extinta Embrater - Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural junto a produtores e técnicos agrícolas de várias regiões do Brasil.

Para a seleção das tecnologias apresentadas, os organizadores enfocaram principalmente o tema da geração de energia no campo e levaram em conta critérios como praticidade, eficácia, exequibilidade, segurança, custo e aspectos ambientais.

Os organizadores ressaltam que não é uma feira de inventos, uma vez que todas as ferramentas são ou foram utilizados em regiões do Brasil e até em outros países.

Os visitantes poderão conhecer o funcionamento de modelos de aquecedores solares utilizados em algumas regiões brasileiras e um na Argélia; secadores solares para frutas, folhas e grãos utilizados no Amapá e no interior do Rio de Janeiro, além do chamado “rolo faca”, equipamento utilizado no Paraná que permite a picagem de restos de cultura colhida em uma determinada área, evitando queimadas e facilitando a aração e a implantação de uma nova cultura."O que queremos fazer é construir uma ponte entre os conhecimentos dos produtores de diferentes localidades", afirma o professor Sílvio José Bicudo, coordenador do evento.

Além dos equipamentos demonstrados, o público poderá conhecer outras tecnologias apresentadas na forma de pôsteres.

Como parte das atividades da Feira, os participantes poderão visitar a área do Sítio Modelo onde estão instalados os sistemas de irrigação de baixo custo, desenvolvidos pelo professor Edmar José Scaloppi.

Assim como ocorreu na primeira edição do evento, em 2011, os organizadores esperam fomentar a interatividade entre o pequeno produtor e a Universidade. "Queremos que os visitantes avaliem a viabilidade das soluções apresentadas, tragam novas demandas e sugiram tecnologias diferentes que poderão ser divididas com outros produtores", ressaltou o professor José Matheus Yalenti Perosa, coordenador de atividades do Sítio Modelo e vice-diretor da FCA.

A Fetaf  é aberta a todos os interessados e tem entrada franca.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - câmpus de Botucatu

◄ Leia outras notícias