Agricultura Familiar

FAO vai gerir novo fundo para agricultura familiar na América do Sul

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) vai gerir o novo fundo de apoio à agricultura familiar do Mercado Comum do Sul (Mercosul). O fundo foi criado pela Reunião Especializada sobre a Agricultura Familiar do Mercosul (REAF) e foi anunciado nesta segunda-feira (25)


Publicado em: 26/02/2013 às 09:30hs

FAO vai gerir novo fundo para agricultura familiar na América do Sul

Atualmente, mais de 30 milhões de pessoas dependem da agricultura familiar para sua subsistência na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Segundo a FAO, 80% das fazendas na América Latina e no Caribe fazem parte da agricultura familiar. Além disso, o setor gera mais de 70% dos empregos agrícolas na região.

O Representante Regional da FAO para América Latina e Caribe, Raul Benítez, disse que os países do Mercosul têm sido pioneiros no reconhecimento da importância deste setor e em fornecer suporte contínuo para os agricultores familiares por meio de iniciativas como a REAF.

“Considerando que o Cone Sul da América Latina é o principal produtor de alimentos na região, é claro que a contribuição feita pelos agricultores e agricultoras familiares para a segurança alimentar, para a disponibilidade de alimentos e para as economias nacionais os tornam protagonistas na luta contra a fome”, acrescentou Benítez.

A agenda estratégica da REAF e da FAO será discutida em um seminário em Santiago, Chile, em 26 e 27 de fevereiro no Escritório Regional da FAO.

Fonte: ONU Brasil

◄ Leia outras notícias