Agricultura Familiar

As 515 famílias beneficiadas pelo Programa Segunda Água na Zona Sul do Estado

Em Canguçu, vão ser 126 famílias beneficiadas pelo Programa, sendo 43 famílias com a construção de açudes para piscicultura e 83 famílias com a construção de açudes e instalação de kit irrigação por gotejamento


Publicado em: 09/10/2020 às 08:20hs

As 515 famílias beneficiadas pelo Programa Segunda Água na Zona Sul do Estado

Uma equipe da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) fez, na última semana, a vistoria de propriedades de agricultores familiares beneficiados com a construção de açudes e instalação de kits de irrigação pelo Programa Segunda Água em municípios da zona sul. Somente nessa região, estão sendo beneficiadas 515 famílias de agricultores familiares com açudes para piscicultura e açudes com sistema de irrigação.

Em Canguçu, vão ser 126 famílias beneficiadas pelo Programa, sendo 43 famílias com a construção de açudes para piscicultura e 83 famílias com a construção de açudes e instalação de kit irrigação por gotejamento. No município, todos os açudes já foram construídos e, no momento, estão sendo instalados nas propriedades os kits de irrigação por gotejamento para uma área de até 1.000m². 

Uma das famílias que já está fazendo uso do sistema é a da Jamila da Silva Santana e Vagner Rosa. A família mora na comunidade Passo do Lourenço, no interior de Canguçu, e já está utilizando a irrigação na sua horta onde produz alimentos para autoconsumo. “Agora, com a horta irrigada, pretendemos aumentar a produção de alface, repolho, couve, beterraba, alho, entre outras hortaliças, para vender e aumentar a renda, que hoje vem principalmente da produção do fumo”, afirma Jamila.

Já a família de Denalia Ortiz Pereira e Alvacir Wachloz, está utilizando o kit de irrigação na horta para melhoria da produção para o próprio autoconsumo. A família de agricultores familiares, moradores também da comunidade Passo do Lourenço, tem na propriedade de 10 hectares uma pequena produção de milho, feijão, terneiros e galinhas. Agora, com o açude para fornecimento de água e o kit de irrigação, veem facilitada a produção na sua área.

‘Em todas as visitas é notável a alegria e motivação das famílias com a instalação dos materiais de irrigação nas suas hortas’, afirma Jonas Wesz, responsável pelo programa na Secretaria. Algumas famílias utilizam a irrigação para melhorar a horta para consumo próprio e muitas aumentam consideravelmente a área e a produção, principalmente de hortaliças, com objetivo de comercialização e aumento da renda.

Em São Lourenço do Sul o Programa está beneficiando 38 famílias de agricultores familiares. A construção de todos os 38 açudes já foi concluída no mês de agosto. Destas, 33 famílias vão receber o kit de irrigação que já foi entregue na cidade e a partir dessa semana começará a ser instalado nas propriedades.

Uma das famílias beneficiadas é a de Erasmo Quevedo, no Quilombo Monjolo, interior de São Lourenço do Sul.  “Eu não tinha nenhum reservatório de água na minha propriedade de 2 hectares. Agora, com o açude, já posso comprar alevinos para iniciar a criação de peixes”, comemora Erasmo. E quando chegar o kit de irrigação, ele irá fazer uma horta nova para produzir hortaliças para o consumo da família.

Participaram da vistoria: Jonas Wesz, coordenador do Programa Segunda Água, Obiratan Silva, Diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da Seapdr e o servidor Tiago Porto. A atividade foi acompanhada pela equipe técnica da Emater/RS-Ascar e pelo professor da UFPel, Leandro Aquino, que trabalha com tema de obras em terra na Universidade. 

A Emater é contratada de forma específica no convênio para um acompanhamento diferenciado junto à essas famílias, atuando desde o projeto, acompanhamento das obras, instalação dos kits de irrigação, assistência técnica e capacitação para os agricultores familiares ao longo da execução do Programa.

O Programa Segunda Água

O programa é resultado de um Convênio firmado entre o Ministério da Cidadania e o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Seapdr, e tem como objetivo garantir acesso à água para produção no meio rural às populações em situação de vulnerabilidade social. E assim, promover a segurança alimentar e hídrica, através da construção de cisternas, microaçudes e instalação de pequenos sistemas de irrigação. Serão beneficiadas 2,7 mil famílias de 68 municípios gaúchos, com investimentos de R$ 26,2 milhões.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS

◄ Leia outras notícias