Publicado em: 31/08/2012 às 13:10hs
A grande exigência para que o país se torne cada vez mais sustentável foi o termômetro, dos debates que marcaram a noite de quarta-feira (29/08) na Expointer, durante o encontro Pesquisa Agropecuária – Sustentabilidade e Produtividade. O evento, promoção da empresa Klein & Associados, aconteceu durante jantar realizado no restaurante da Acsurs em Esteio (RS).
Iniciando os debates, Odacir Klein, diretor da Klein & Associados, lembrou que no Brasil, nos últimos tempos, a produção de alimentos cresceu seis vezes se comparada com o aumento de área plantada. Este resultado se deve ao adequado uso de técnicas modernas nos setores de máquinas, sementes e demais insumos. Neste sentido, Klein destacou, “o pioneirismo da Embrapa em suas atividades, no desenvolvimento de novas tecnologias e as consequências positivas deste trabalho para o campo”. Lembrou ainda que a entidade fará 40 anos ano que vem.
A capacitação de novos talentos e o fortalecimento da base científica, foram os pontos que ganharam maior abrangência, na segunda exposição da noite com a palestra do presidente da Embrapa, Pedro Arraes Pereira. “Nós temos que ser parceiros e estarmos inseridos nos melhores laboratórios do mundo. Isto nos auxilia ainda mais a inovar, crescer e competir”, enfatizou.
O presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, Celso Casale, foi o terceiro convidado a se manifestar. Em sua abordagem, Casale disse que acredita que as vendas de máquinas e implementos agrícolas na Expointer deverão superar os números da edição anterior. Destacou ainda, o trabalho da Embrapa e atividades em comum entre as instituições, sempre com foco na elaboração de políticas e projetos que beneficiem a produtividade agrícola, seguido, consequentemente, pela melhoria na qualidade alimentar.
Completando o ciclo de debates, Narciso Barison Neto, presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), também salientou sobre a cooperação da Embrapa com a entidade e retomou, no debate, a questão da importância na manutenção de parcerias com instituições de ensino e pesquisa voltados ao desenvolvimento científico e tecnológico, além da necessidade de se manter a qualidade do produto. “A semente é a base de tudo”, concluiu.
O evento reuniu, entre outras autoridades, o ministro do desenvolvimento agrário, Pepe Vargas, o secretário de políticas agrícolas, Caio Rocha, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Alexandre Postal, o presidente da comissão de agricultura e cooperativismo da Alergs, deputado Ernani Polo e o deputado federal, Alceu Moreira. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.kleineassociados.com.
Fonte: Evidência Press ? Assessoria de Comunicação
◄ Leia outras notícias