Agricultura Familiar

Edital aberto para pequenos(as) e médios(as) produtores(as) rurais

Seleção para se tornar uma unidade-modelo no PRS - Cerrado envolve benefícios diversos, como recursos de até R$ 30 mil e assistência técnica por 1 ano


Publicado em: 28/10/2020 às 18:20hs

Edital aberto para pequenos(as) e médios(as) produtores(as) rurais

Assistência técnica gratuita por 12 meses, ampla divulgação em redes sociais, comitês e eventos, apoio financeiro para a estruturação da propriedade em até R$ 30 mil e a realização dos Dias de Campo – eventos que ocorrerão para sensibilizar, informar e demonstrar a outros produtores e produtoras todos os benefícios da adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono. Esses são alguns dos benefícios previstos no edital correspondente à Chamada de Cadastramento e Seleção de Unidades Demonstrativas (UDs) do Projeto Rural Sustentável – Cerrado para produtores e produtoras rurais, publicado na última sexta, 23/10. 

Para se tornar uma Unidade Demonstrativa, as propriedades precisam ter implantada alguma das tecnologias agrícolas apoiadas pelo projeto:  sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), sinônimo de Sistemas Agroflorestais (SAFs) no projeto, e/ou Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD). Serão selecionadas até 170 propriedades localizadas nos 4 estados, 13 microrregiões e 101 municípios abrangidos pelo projeto. O cadastramento de propostas começa a partir de amanhã, 27/10, e se estende até o dia 23/11. 

Para a comprovação que, de fato, a propriedade está enquadrada nos critérios de exigibilidade, serão feitas avaliações in loco pela equipe de campo do PRS – Cerrado, que está presente em todos os estados abrangidos pelo projeto. 

Sobre o Projeto Rural Sustentável – Cerrado

Financiado pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional, o PRS – Cerrado é resultado de parcerias que objetivam aumentar a renda e a produtividades de produtores e produtoras rurais do bioma Cerrado, sem agredir o meio ambiente. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração do projeto e a Associação Rede ILPF, por meio da Embrapa, é a responsável pela coordenação científica e apoio técnico.

Fonte: Assessoria de Imprensa PRS - Cerrado

◄ Leia outras notícias