Agricultura Familiar

Discussões sobre agricultura familiar e estiagem marcam último dia da Fepagro na Expoagro Afubra

A agrometeorologista Loana Cardoso, da Fepagro, defendeu a importância de um programa de irrigação abrangente em audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa no último dia da Expoagro Afubra, em Rio Pardo


Publicado em: 27/03/2012 às 10:00hs

Discussões sobre agricultura familiar e estiagem marcam último dia da Fepagro na Expoagro Afubra

Segundo Loana, do Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS), a irrigação é essencial para as regiões do estado que apresentam maior potencial de rendimento, a fim de proporcionar estabilidade às safras, já que períodos de estiagem são recorrentes. A audiência pública também teve a participação de representantes do Programa Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada – Mais Água, Mais Renda da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, e do secretário Luiz Fernando Mainardi.

A participação da Fepagro no encerramento da feira foi marcada pela discussão de temas como a recente estiagem e a agricultura familiar. Além da palestra de Loana, pesquisador Zeferino Chielle comentou a realização de um levantamento das lavouras de mandioca e batata-doce em reunião do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura (Consema).

Na reunião do Consema, Chielle lembrou a importância do engajamento dos municípios no mapeamento da área plantada de mandioca e batata-doce no Rio Grande do Sul. “São duas culturas cruciais para a agricultura familiar”, observou. O pesquisador da Fepagro Vale do Taquari acredita na qualificação tecnológica das culturas a partir da produção de mudas de qualidade de mandioca e batata-doce.

A Fepagro levou para esta edição da Expoagro pesquisadores do CemetRS e da unidade de Taquari. Durante a feira, o fotógrafo da fundação, Fernando Dias, coletou imagens de abelhas polinizadoras para serem utilizadas nas pesquisas da Fepagro sobre polinização e produtividade, que têm apoio da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. No espaço institucional da Fepagro, o público pode conhecer a área experimental com variedades de sorgo, feijão, milho e mandioca, além de receber orientações técnicas.

Fonte: Comunicação Social da Fepagro

◄ Leia outras notícias