Publicado em: 29/07/2013 às 15:20hs
Realizado pela delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS (SDR), em parceria com instituições e movimentos sociais vinculados ao setor, o evento ocorre na segunda e terça-feira (29 e 30/7) no hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 354), em Porto Alegre.
A atividade faz parte dos preparativos da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS), agendada para o período de 14 a 18 de outubro de 2013, em Brasília. O delegado do MDA no RS, Marcos Regelin, explica que o objetivo das plenárias é acolher propostas para as políticas públicas voltadas à agricultura familiar.
Sob tema “Por um Brasil Rural com Gente do Jeito que a Gente Quer” os debates desdobram-se em sete eixos: desenvolvimento socioeconômico e ambiental; reforma agrária; abordagem territorial na promoção de qualidade de vida; gestão e participação social; autonomia das mulheres; juventude rural e etnodesenvolvimento.
Conferência estadual - Na abertura do evento em Porto Alegre, o economista Guilherme Delgado fará uma fala de contextualização temática. Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o palestrante foi pesquisador especializado em assuntos agrários e política social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) por cerca de 30 anos e atualmente é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA).
Os preparativos da conferência estadual ocorreram em 20 encontros no interior e originaram centenas de propostas elaboradas pelos participantes. No RS, 276 delegados eleitos irão encaminhar 40 proposições desse conjunto à 2ª CNDRSS. O mesmo processo ocorrerá nos demais estados, balizando o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
Segundo o secretário da SDR, Ivar Pavan, a coordenação partilhada da conferência colabora para que todos usufruam de seus resultados. “Esse evento ocorre em um momento muito importante, pois quando começamos a reunir os territórios para prepará-lo, percebemos que novos passos precisavam ser implantados em termos de políticas públicas”, afirma. O dirigente ressalta o esforço de estruturação das sugestões: “pretendemos sair com propostas bem qualificadas e fundamentadas para contribuir no desenvolvimento rural sustentável, construindo um Brasil Rural com Gente do Jeito que a Gente Quer”.
Fonte: Incra/RS
◄ Leia outras notícias