Agricultura Familiar

Conferência discutirá políticas para a agricultura familiar em MG

Objetivo é elaborar propostas para consolidação e alinhamento da política de assistência técnica e extensão rural no Estado


Publicado em: 12/03/2012 às 10:25hs

Conferência discutirá políticas para a agricultura familiar em MG

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), por intermédio da Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF), irá realizar a 1ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, no período de 13 a 15 de março, em Belo Horizonte. A promoção do evento é uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A abertura oficial do evento será às 10h do dia 13 (terça-feira), com as presenças do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento; do delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas, Alcides Guedes Filho; e do presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-MG), Dom Mauro Morelli.

O objetivo da conferência é elaborar propostas para consolidação e alinhamento da política de assistência técnica e extensão rural em Minas Gerais, com a ativa participação de entidades governamentais e da sociedade civil organizada, que serão apresentadas na 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O encontro será realizado em abril, em Brasília. Também serão eleitos os delegados que representarão o Estado na conferência nacional.

Participarão da conferência estadual 150 delegados, representando os segmentos da agricultura familiar, sociedade civil, órgãos governamentais (federal e estadual) e técnicos envolvidos com o trabalho de extensão rural no Estado.

Segundo o subsecretário de Agricultura Familiar, Edmar Gadelha, o evento é fundamental para discutir maneiras de garantir um serviço de assistência técnica e extensão rural de qualidade e gratuita, levando em consideração a diversidade da agricultura familiar no Estado. “A assistência técnica e extensão rural deve atender as comunidades quilombolas, povos indígenas, extrativistas e ribeirinhos, sempre visando a inclusão social, a geração de emprego e o aumento da produção destes agricultores familiares”, afirma.

Entre os temas discutidos no encontro estão o papel da assistência técnica e extensão rural no desenvolvimento rural sustentável; na diversidade da agricultura familiar e redução das desigualdades. Também serão abordadas a gestão, o financiamento, a demanda e oferta de serviços de Ater, além da metodologia de extensão rural.

 Números da agricultura familiar 

A agricultura familiar tem participação efetiva na produção alimentos em Minas Gerais. Ela responde por 45% da produção de leite, 47% da produção de milho, 32% de café e feijão; 83% de mandioca e 44% da produção de arroz. Em todo o Estado, são 437.415 propriedades de agricultora familiares, o que representa 79% de todos os estabelecimentos rurais em Minas.

No ano passado, o Governo de Minas criou a Subsecretaria de Agricultura Familiar, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A subsecretaria tem a atribuição de planejar, coordenar, promover e avaliar as políticas, os programas e as ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, dos empreendimentos familiares rurais e do abastecimento alimentar em Minas Gerais.

 Informações : (31) 3915-8552

Fonte: Agência Minas

◄ Leia outras notícias