Agricultura Familiar

Colheita simbólica da safra de uva abre programação da Feira da Agricultura Familiar e Festa di Bacco

A programação da I Feira Festa da Agricultura Familiar e XI Festa di Bacco foi aberta na tarde da quarta-feira (11/01) com a colheita simbólica da safra da uva 2012, na propriedade da família Batistella, na Linha Batistella, onde é cultivado um hectare de uva.


Publicado em: 13/01/2012 às 14:30hs

Colheita simbólica da safra de uva abre programação da Feira da Agricultura Familiar e Festa di Bacco

O evento acontece de 20 a 22 de janeiro no parque da ACCIE. O Pavilhão da Agroindústria Familiar deverá receber 130 expositores, sendo 95 agroindústrias, 16 empreendimentos que comercializarão frutas e 19 espaços para artesanato. No outro pavilhão serão abrigadas empresas de tecnologia para agricultura.

A abertura oficial da I Feira Festa da Agricultura Familiar e XI Festa di Bacco acontecerá no dia 20, às 10h30min. Antes, às 9h, acontece o painel Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, no CTG Sentinela da Querência. Nos três dias de evento também haverá programação cultural e artística. Outra atração da Festa di Bacco acontece no domingo (15/01) com o desfile temático, na avenida Maurício Cardoso, às 20h, com mais de 500 integrantes.

O ato de colheita simbólica da safra de uva contou com a presença de diversas autoridades e lideranças, entre elas o prefeito Paulo Pólis, a presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Vânia Miola, o presidente da XI Festa Di Bacco, Lucas Farina, o presidente da Feira, Ari Pertuzatti, o diretor técnico da Emater/RS, Valdir Zonin, acompanhado da gerência do escritório regional de Erechim, Valmir Dartora e Paulo Trierveiler.

O produtor Olinto Batistela observou que a produção de uva já está na 3ª geração da família, ao dar as boas-vindas à corte da festa e aos convidados. Apesar da estiagem na região, as autoridades e lideranças mostraram otimismo com a feira e garantem que será um grande evento, que irá valorizar a agricultura familiar da região. O prefeito Paulo Pólis destacou a soma de esforços e a integração entre todos os envolvidos para o êxito da feira. Vânia Miola cumprimentou os parceiros dos eventos e disse que o Legislativo municipal é um deles, na aprovação de projetos. O presidente da Feira, Ari Pertuzatti disse que esta festa é importante para mostrar à sociedade a importância da agricultura familiar.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Valmir Dartora, também atribuiu o crescimento da festa Di Bacco às parcerias. “Assim como venceremos os desafios da estiagem, também vamos superar os desafios deste grande evento”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias