Publicado em: 05/04/2013 às 18:50hs
A estratégia operacional para execução dos contratos será definida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Emater, nos próximos dias 8 e 9 de abril, em reunião que será realizada na sede da Emater, em Porto Alegre.
Os trabalhos de campo começam em abril nas 12 regiões administrativas onde a Emater atua, garantindo assistência técnica aos agricultores familiares durante três anos com possibilidade de prorrogação para mais dois.
A Ater com foco na sustentabilidade vai beneficiar 20.600 famílias, em cem municípios gaúchos. Uma das metas do trabalho é o manejo sustentável do solo, da água e dos insumos, o que permitirá a produção de alimentos mais saudáveis, além do aumento na renda dos agricultores familiares.
“A iniciativa da Emater de organizar e sistematizar a assistência técnica no estado, com uma participação efetiva do MDA, é importante principalmente para os agricultores que são os maiores beneficiados quando recebem uma Ater de qualidade”, destaca o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins da Silva.
Execução
O presidente da Emater, Lino De David, explica que em todo o processo, do diagnóstico à execução, haverá envolvimento de prefeituras, sindicatos, cooperativas e conselhos municipais. “Estamos em processo de ampliação da capacidade operacional da Ater do Rio Grande do Sul, baseada na força de trabalho, na disponibilização de equipamentos e em investimentos na qualificação dos profissionais”, acrescenta.
De David ressalta que o desafio é “consolidar a Ater na perspectiva de se tornar uma política de Estado mais efetiva, permanente e continuada, garantindo a sustentabilidade econômica, social e ambiental das famílias de agricultores e públicos assistidos.”
Avaliações
As etapas e as metodologias aplicadas nas Chamadas Públicas do Rio Grande do Sul foram analisadas em um seminário, que reuniu em Porto Alegre, entre os dias 25 e 27 de março, representantes do MDA, mais de 80 técnicos e extensionistas, bem como gerentes estaduais e regionais da Emater/RS.
O coordenador de crédito rural da Emater, Cezar Henrique Ferreira, contou que foram apresentadas as avaliações das Chamadas anteriores por meio dos relatórios elaborados ao final de cada contrato. “Os resultados de uma pesquisa feita com 294 técnicos de Ater mostraram que há um bom nível de satisfação em relação ao trabalho executado”, disse Ferreira.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias