Agricultura Familiar

Cavalo Lusitano terá provas morfológicas para encerrar 2012

A competição acontece no interior de São Paulo, durante a 3ª Exposição Nacional do Cavalo Puro-Sangue Lusitano


Publicado em: 22/11/2012 às 10:20hs

Cavalo Lusitano terá provas morfológicas para encerrar 2012

A cidade de Tatuí, no interior do Estado de São Paulo, recebe nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro (sexta-feira, sábado e domingo) a etapa que encerra as atividades do PSL no País em 2012. A Hípica Centaurus abrirá suas portas para atletas, criadores e apreciadores em mais uma importante competição.

A disputa morfológica entre as fêmeas será disputada na sexta-feira (com retorno para os Grandes Campeonatos no domingo) com seis categorias, que estão divididas em 1 ano, 2 anos, 3 anos e 4 anos hípicos (A – puxadas à guia e B – montadas), adultas e fêmeas montadas.

Os machos, com provas no sábado e retorno também no domingo, contarão com provas para 1 ano, 2 anos, 3 anos, 4 anos hípicos e adultos. Melhor cabeça e progênies também serão realizadas no sábado. No começo da noite, está programada a tradicional aprovação de garanhões.

No sábado, a programação termina com a apresentação dos 37 cavalos da raça Puro-Sangue Lusitano que serão leiloados no dia 5 de dezembro (quarta-feira), no 3º Leilão Seis Estrelas do Haras Villa do Retiro & Convidados, que será virtual e terá início às 21h (horário de Brasília).

Além de atividades voltadas ao agronegócio, quatro modalidades de esportes hípicos serão disputadas: Adestramento e Equitação de Trabalho no dia 1 e Atrelagem e Salto no domingo, 2.

Programação – provas de morfologia:

Sexta-feira – 30/11

13h – concurso de fêmeas (pista 4)

Sábado – 01/12

9h – concurso de machos (pista 4)

A seguir – melhor cabeça e progênies

19h30 – apresentação dos animais do Leilão Seis Estrelas

Domingo – 02/12

9h – aprovação de garanhões (pista 4)

11h – Grandes Campeonatos

Sobre o Puro-Sangue Lusitano no Brasil e a ABPSL

A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (ABPSL) foi fundada em 1975, com o principal objetivo de desenvolver e manter o studbook da raça, fomentando a criação deste milenar animal no Brasil.

Atualmente, o País conta com aproximadamente 12 mil Cavalos Lusitanos registrados e ostenta o status de um dos maiores exportadores mundiais do animal, ajudando a raça a conquistar reconhecimento internacional. Em Portugal, berço natural do PSL, também existem animais nascidos no Brasil, mas Estados Unidos e México são os maiores compradores dos Lusitanos criados por aqui.

Conheça o portal do Puro-Sangue Lusitano no Brasil: www.associacaolusitano.com.br. No Facebook http://www.facebook.com/ABPSL e no Twitter @abpslusitano.

Fonte: Bureau Comunicação & Marketing

◄ Leia outras notícias