Agricultura Familiar

Cachaça artesanal da agricultura familiar ganha espaço na Equipotel

Em sua segunda participação na Equipotel, maior feira de hotelaria e gastronomia da América Latina, a Cooperativa dos Produtores de Cachaça de Alambique da Micro Região de Salinas Ltda (Coopercachaça), de Minas Gerais, vai expor a cachaça artesanal para os cerca de 50 mil visitantes previstos


Publicado em: 13/09/2012 às 13:00hs

Cachaça artesanal da agricultura familiar ganha espaço na Equipotel

A Coopercachaça é um dos 14 empreendimentos que vão integrar o estande coletivo de 105 m² do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento começou na segunda-feira (10) e segue até quinta-feira (13), no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo.

Por meio do Programa Talentos do Brasil Rural as associações e cooperativas vão levar para a feira os mais variados tipos de produtos da agricultura familiar brasileira. Dentre eles, está a cachaça artesanal Terra de Ouro, produzida pelos 114 agricultores familiares que formam a Coopercachaça.

Fundada em 2002, a cooperativa tem oito unidades de produção espalhadas entre os municípios mineiros de Salinas, Novo Horizonte, Indaiabira e Rubelita. O presidente da Coopercachaça, Gilmar Pereira de Freitas, conta que a primeira participação na Equipotel trouxe bons negócios para eles, o que foi determinante para a segunda vez na feira. “Fechamos alguns negócios e esse ano nossa expectativa é que, após a exposição, possamos conseguir o dobro de negócios firmados na edição anterior”, afirma.

A cooperativa produz em média 1,2 mil litros de cachaça por mês em cada unidade de produção, o que totaliza cerca de 1,2 milhão de litros por ano. Toda a cana utilizada na produção da bebida é cultivada pelos integrantes da cooperativa. Segundo Gilmar, o produto é comercializado em quase todo o Brasil, mas seu maior mercado é o Rio de Janeiro. “Vendemos para o Rio, principalmente para bares, restaurantes, cachaçarias, distribuidoras, o que é o público da Equipotel e nosso alvo”, explica.

Para chegar à produção atual, Gilmar conta que em 2004 a cooperativa acessou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Eles puderam investir na plantação de cana e montar as oito unidades de produção, onde mantêm, em cada uma, 18 pessoas trabalhando. "Se não fosse o Pronaf não teríamos hoje nossos 30 alambiques, o engenho, a caldeira e tudo mais que é necessário para a produção da cachaça”, relata.

Equipotel

Em sua 50ª edição, a Equipotel terá 1,2 mil expositores e abrigará, em um espaço de 105 m², 14 cooperativas da agricultura familiar, por meio do programa Talentos do Brasil, do MDA. “O ministério quer potencializar a oportunidade que o mercado do turismo oferece aos produtos da agricultura familiar”, afirma o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/ MDA), Arnoldo Campos. Ele refere-se aos grandes eventos que o País sediará nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Os organizadores esperam movimentar este ano mais de R$ 3,8 bilhões em negócios. Dos R$ 19 bilhões movimentados durante o ano em todo o Brasil com reformas, modernização, aquisição de equipamentos e informatização nos hotéis, 20% são iniciados durante a Equipotel.

Talentos do Brasil

Criado em 2005, o Talentos do Brasil é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA). O programa conta ainda com parcerias importantes, como o Sistema Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) e o Ministério do Turismo.

Fonte: MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias