Agricultura Familiar

Artesanato reaproveita malha

Mais do que capacitar artesãs e outros moradores de comunidades rurais de Rio Piracicaba na confecção de produtos artesanais, o curso de Tapeçaria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR MINAS se baseou no reaproveitamento para a elaboração das peças


Publicado em: 06/08/2013 às 13:30hs

Artesanato reaproveita malha

Fruto da parceria do SENAR com a Associação Comercial e Industrial de Rio Piracicaba (Aciarp) e com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Rio Piracicaba (Aderp), o curso foi oferecido a 12 participantes na última semana.

A agente de Desenvolvimento da Aderp, Tatiana Camilo, explica que havia muitos retalhos de malha de projetos anteriores da instituição. Assim, o curso representou a oportunidade de reaproveitar esse material como matéria-prima para outras peças de Artesanato, evitando o descarte do tecido e colocando em prática o conceito de sustentabilidade.

Uma das peças chamou a atenção por reproduzir uma construção da cidade, a Igreja de São Miguel. Segundo a artesã Maria Aparecida Leite a ideia surgiu da orientação da instrutora de agregar valor cultural aos produtos por meio de representação de elementos da vida cotidiana e da cultura de Rio Piracicaba. No dia 29 de setembro deste ano, ocasião em que o município completa três séculos, haverá uma exposição com as peças produzidas no curso.

Além de ensinar a confeccionar as peças com diferentes técnicas, o curso também abordou temas como medidas preventivas para a saúde, conservação dos produtos e habilidades gerenciais de comercialização, já que a produção e venda de artigos artesanais é uma opção alternativa de geração de renda.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias