Agricultura Familiar

Agricultura familiar participa de maior evento da América Latina para o mercado atacadista

De segunda (05) a quinta-feira (08), onze empreendimentos da agricultura familiar ocuparão os 110 m² do estande coletivo Brasil Rural Contemporâneo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na 33ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor 2013, em Fortaleza (CE)


Publicado em: 05/08/2013 às 16:20hs

Agricultura familiar participa de maior evento da América Latina para o mercado atacadista

Juntos, eles representam mais de 2,7 mil famílias brasileiras que produzem bebidas – sucos, espumantes, cachaças, cafés –, mel, melão, castanha do Brasil, extrato de tomate, massa de aipim, leite de coco e dezenas de alimentos regionais, de qualidade diferenciada e muitos deles orgânicos.

Os selecionados são empreendimentos com capacidade de distribuição para venda em atacado e demonstram a crescente organização econômica do segmento, segundo o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Nilton Pinho de Bem.

A Convenção Anual ABAD é o maior evento da América Latina com foco no empresariado atacadista distribuidor. O encontro promove o relacionamento entre os profissionais da cadeia de abastecimento nacional - formado por empresas atacadistas distribuidoras, indústrias fornecedoras de produtos de alimentos, bazar e papelaria, bebidas, farmacêuticos, higiene, cosméticos e por empresas prestadoras de serviços financeiros, logísticos e tecnológicos.

Organizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) que representa mais de 50% do abastecimento do mercado de consumo nacional, o encontro setorial integra indústrias e prestadores de serviços ao canal de distribuição. A ABAD tem uma rede de mais de 3,5 mil associados, 27 filiadas estaduais em todo o território nacional, que juntos atendem mais de um milhão de pontos de venda.

É por meio das empresas atacadistas e distribuidoras que as regiões mais remotas do Brasil são abastecidas de produtos essenciais como alimentos, artigos de higiene pessoal e produtos de limpeza doméstica, entre tantos outros.

O segmento atacadista distribuidor faturou R$ 178,5 bilhões em 2012. O valor total do faturamento do varejo alimentar foi de R$ 344,1 bilhões. Os agentes de distribuição foram responsáveis, em 2011, pela movimentação de 51,8% do mercado mercearil do país, atendendo mais de um milhão de pontos de venda em todos os 5.565 municípios brasileiros.

Fonte: MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias