Agricultura Familiar

Agricultura familiar na pauta do encontro com prefeitos

Na pauta, a agricultura familiar da região e os programas e políticas desenvolvidas pelo MDA para o fortalecimento do setor


Publicado em: 12/04/2012 às 09:50hs

Agricultura familiar na pauta do encontro com prefeitos

Prefeitos dos municípios gaúchos de Dom Feliciano, Clênio Bueira, de Santa Vitória do Palmar, Eduardo Morrone, de São Lourenço do Sul, José Nunes, e o presidente do Instituto Rio Grande do Arroz, Claudio Fernando Brayer Pereira estiveram reunidos com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas nesta quarta-feira (11). Na pauta, a agricultura familiar da região e os programas e políticas desenvolvidas pelo MDA para o fortalecimento do setor.

Acompanhados do deputado federal Henrique Fontana (PT/RS), o grupo obteve informações e orientações sobre estes programas. Como exemplo de ação já em curso, Vargas destacou a aquisição de máquinas e equipamentos para a recuperação de estradas vicinais em municípios com até 50 mil habitantes, ação que  integra o PAC 2. O programa já possibilitou a entrega de 340 máquinas a 354 municípios de oito estados brasileiros.

O ministro ressaltou ainda que os programas do MDA, de maneira geral, incentivam a organização econômica dos agricultores familiares através das cooperativas. Ele citou como exemplo a Rede Brasil Rural, ferramenta eletrônica criada pelo MDA para auxiliar os agricultores familiares na compra de insumos e na venda de seus produtos. Através dessa plataforma virtual, os agricultores familiares cadastrados por meio de associações e cooperativas podem negociar a compra e a entrega dos produtos diretamente com fornecedores e empresas de transporte. As compras coletivas ajudam a baratear o preço dos insumos, reduzindo o custo de produção e tornando o produto final dos agricultores mais competitivo. “Programas como Rede Brasil Rural estimulam o espírito cooperativo, a solidariedade, bem como uma sociedade mais justa, com distribuição de renda e um futuro sem miséria”, afirmou o ministro.

Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias