Publicado em: 12/04/2012 às 09:50hs
Prefeitos dos municípios gaúchos de Dom Feliciano, Clênio Bueira, de Santa Vitória do Palmar, Eduardo Morrone, de São Lourenço do Sul, José Nunes, e o presidente do Instituto Rio Grande do Arroz, Claudio Fernando Brayer Pereira estiveram reunidos com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas nesta quarta-feira (11). Na pauta, a agricultura familiar da região e os programas e políticas desenvolvidas pelo MDA para o fortalecimento do setor.
Acompanhados do deputado federal Henrique Fontana (PT/RS), o grupo obteve informações e orientações sobre estes programas. Como exemplo de ação já em curso, Vargas destacou a aquisição de máquinas e equipamentos para a recuperação de estradas vicinais em municípios com até 50 mil habitantes, ação que integra o PAC 2. O programa já possibilitou a entrega de 340 máquinas a 354 municípios de oito estados brasileiros.
O ministro ressaltou ainda que os programas do MDA, de maneira geral, incentivam a organização econômica dos agricultores familiares através das cooperativas. Ele citou como exemplo a Rede Brasil Rural, ferramenta eletrônica criada pelo MDA para auxiliar os agricultores familiares na compra de insumos e na venda de seus produtos. Através dessa plataforma virtual, os agricultores familiares cadastrados por meio de associações e cooperativas podem negociar a compra e a entrega dos produtos diretamente com fornecedores e empresas de transporte. As compras coletivas ajudam a baratear o preço dos insumos, reduzindo o custo de produção e tornando o produto final dos agricultores mais competitivo. “Programas como Rede Brasil Rural estimulam o espírito cooperativo, a solidariedade, bem como uma sociedade mais justa, com distribuição de renda e um futuro sem miséria”, afirmou o ministro.
Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário
◄ Leia outras notícias