Publicado em: 25/09/2012 às 12:40hs
Os agricultores interessados em proteger suas plantações contra os efeitos da seca ou do excesso de chuvas já podem se inscrever no Garantia Safra para o ano agrícola 2012-2013. As inscrições podem ser feitas nos escritórios locais e regionais do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater/Seagri) e nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.
Alagoas terá 30 mil cotas para o programa e as inscrições, que começaram em julho, seguem até fevereiro de 2013. “Mas é importante que o agricultor se antecipe, pois as inscrições ainda serão avaliadas pelo governo federal, que depois disso emite um boleto para o agricultor fazer o pagamento e, assim, garantir a adesão”, explicou o coordenador do programa no Estado, José Antônio dos Santos.
Segundo ele, o boleto para adesão será de R$ 7, equivalente a 1% do valor que o agricultor poderá receber, que é de R$ 700. Produtores de 38 municípios do Agreste, Bacia Leiteira e Sertão podem se inscrever. O seguro cobre as culturas de mandioca, feijão, arroz, mandioca e milho, desde que haja perda igual ou superior a 50% da plantação, após comprovação por meio de laudo.
Para se inscrever, o agricultor deve possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que comprava sua condição de produtor familiar. “É um dos programas que garantem ao agricultor uma renda em caso de perda da plantação. O ideal é que ele consiga produzir alimento, comercializar sua produção, mas, em situações adversas, é importante ele estar protegido pelo seguro”, comentou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário de Alagoas
◄ Leia outras notícias