Publicado em: 23/08/2012 às 16:30hs
Pensando na melhoria de sua propriedade de 12 hectares, no Rio Grande do Sul, o agricultor familiar Ezequiel Rovani Garske, 45 anos, que tem sua presença confirmada na 14ª Feira da Agricultura Familiar na Expointer 2012, acessou o programa de crédito rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos. É por meio desse crédito que o agricultor pôde investir na modernização de sua produção, adquirindo máquinas, implementos e equipamentos. E foi o que Ezequiel fez.
“O Pronaf chegou em boa hora. Foi por outro programa que conheci o Mais Alimentos (o Programa Nacional de Alimentação Escolar, Pnae) e isso nos deu motivação para adquirir uma máquina maior para agilizar e dar viabilidade aos nossos negócios. Abriu os nossos horizontes de comércio. Não só nosso, mas de agricultores vizinhos”, comemora.
O agricultor de Cachoeira do Sul, município distante 196 quilômetros da capital gaúcha, é produtor de frutas e de legumes (esses, para consumo próprio). Para a comercialização, ele produz uva, maracujá, amora, pêssego, laranja e noz-pecã – o município é o maior produtor desse fruto na América Latina. “Tínhamos dificuldade em aproveitar as frutas de forma correta, elas ficavam sem padrão nas gôndolas dos supermercados. As frutas acabavam servindo de alimento para os animais da região. Foi em cima disso que resolvemos fazer uma agroindústria, para o processamento correto das frutas”, conta ele, que melhorou sua produção por meio do Pronaf Mais Alimentos.
Ezequiel adquiriu um equipamento que é capaz de beneficiar até três mil quilos de uva por dia. “Antes disso, produzíamos 300 quilos de uva ao dia. Depois que compramos a máquina, produzimos 1,5 mil quilos, com capacidade para três mil quilos, se tiver fruta suficiente”, comemora. “O suco ficou bem melhor depois disso. O Pronaf Mais Alimentos veio em boa hora.”
O gaúcho Ezequiel Garske venderá sucos concentrados na exposição. Ele comprou uma suqueira, máquina que fará sucos gelados, na hora, para degustação. “É para que os clientes provem antes de comprar o produto, para ver se ele é de qualidade mesmo.” Ele e o sobrinho, que o ajudará durante a Expointer, levarão um caminhão cheio, com cerca de 1,6 mil litros de suco. “Saindo todo o produto, acredito que dê em torno de R$ 6 mil a R$ 10 mil para nós, o que já viabiliza a viagem”, espera o produtor de Cachoeira do Sul.
Recentemente, o produtor recebeu uma boa notícia: um supermercado local quer comprar suas frutas. E para facilitar a logística, Ezequiel pretende montar uma cooperativa. “Queremos organizar uma cooperativa para viabilizar a seleção e a entrega dos produtos a outros municípios e mercados.” Ele conta que são muitos produtores que entregam seus produtos sozinhos e, muitas vezes, para o mesmo local. Mais de 50 agricultores já estão inscritos para participar da futura cooperativa.
Expointer
Pela primeira vez, Ezequiel vai participar da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), no município de Esteio, no Rio Grande do Sul. A 35ª edição será realizada entre 25 de agosto e 2 de setembro e espera receber, durante os nove dias, cerca de 500 mil visitantes. Ezequiel estará no Pavilhão da Agricultura Familiar, um espaço do MDA com mais de três mil metros quadrados. São 190 estandes que irão expor tratores, implementos, máquinas, colheitadeiras e outros itens financiados pelo Pronaf Mais Alimentos.
Além disso, os agricultores que passarem pela Expointer terão a chance de acessar projetos técnicos, por meio do espaço da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), e sair de lá com propostas de financiamentos. "O agricultor que visitar a feira este ano vai conhecer novas tecnologias, equipamentos para irrigação, tratores, implementos, equipamentos para armazenagem. E, também, vai poder construir um projeto de crédito com a empresa de assistência técnica (Emater) que vai estar no evento e conversar com o agente financeiro para entrar com uma proposta de crédito no banco", afirmou o coordenador do Mais Alimentos, Marco Antônio Viana Leite.
A Expointer terá, ainda, um espaço para a comercialização de produtos da agricultura familiar e um auditório para palestras sobre o Mais Alimentos e a Rede Brasil Rural (RBR), uma plataforma virtual criada pelo MDA para organizar e fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, beneficiando seus participantes.
Programas
Ezequiel e sua família, que o ajuda no plantio, também participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e fornecem para as escolas de seu município frutas in natura e sucos concentrados. “Nossos clientes são as crianças, elas são nossos patrões”, brinca o produtor, que também é exigente com a qualidade da sua produção. Os agricultores vizinhos de Ezequiel também produzem grãos e hortaliças para o Pnae – 90% da alimentação escolar de Cachoeira do Sul provêm da agricultura familiar.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social MDA/Incra
◄ Leia outras notícias