Suíno

Primeira Vacina de Dose Única Contra a Doença de Glässer Chega ao Mercado

Safesui Glasser ONE promete proteção ampla e prática para suinocultores


Publicado em: 22/08/2024 às 07:00hs

Primeira Vacina de Dose Única Contra a Doença de Glässer Chega ao Mercado

A Ourofino Saúde Animal acaba de lançar a primeira vacina mundial de dose única contra a doença de Glässer, uma enfermidade grave causada pela bactéria Glaesserella parasuis. Esta doença é uma das principais responsáveis pela mortalidade, queda no desempenho e uso intensivo de antibióticos nas granjas de suínos. Afeta principalmente leitões entre duas semanas e quatro meses de idade, com maior incidência entre 5 e 8 semanas, fase em que os animais estão na creche.

Caracterizada por poliserosite, poliartrite e meningite, a doença de Glässer é globalmente relevante e a bactéria Glaesserella parasuis pode ser classificada em 15 sorovares diferentes. No Brasil, cepas de alta patogenicidade são comuns e múltiplos sorovares podem coexistir nas mesmas granjas, resultando em infecções mistas complexas.

A nova vacina, chamada Safesui Glasser ONE, é um marco no setor. Composta por quatro sorovares da bactéria - SV1, SV4, SV5 e NT (não tipificável) - a vacina oferece um espectro de proteção sem igual, abrangendo 97,5% da prevalência de G. parasuis no Brasil. A escolha dos sorovares reflete a incidência real das infecções no país.

“Graças à sua composição e à tecnologia inovadora de sobrexpressão de uma proteína crucial da bactéria, além de um potente adjuvante, a Safesui Glasser ONE adota um protocolo de dose única, diferindo de todas as vacinas atuais que requerem duas aplicações. Este novo produto proporciona proteção abrangente contra todos os principais sorovares circulantes no Brasil, algo que outras vacinas não conseguem oferecer”, explica Flavio Hirose, gerente de marketing e técnico da unidade de negócios da Ourofino.

Desenvolvida em parceria com o Professor Doutor Rafael Frandoloso, a vacina representa um avanço significativo para a proteção dos leitões e a comodidade dos suinocultores, oferecendo proteção heteróloga e uma aplicação simples. "A tecnologia da Safesui Glasser ONE garante uma eficácia superior e um espectro de proteção mais amplo do que as vacinas disponíveis no mercado. Devido à sua inovação, a patente já foi solicitada”, destaca Ferdinando Almeida, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Ourofino.

Segundo Igor Gatto, gerente de Pesquisa Clínica, os efeitos da doença são severos. “Em surtos graves, até 50% do plantel pode ser afetado pela G. parasuis, levando a inflamações sistêmicas no animal. A bactéria entra pelas vias respiratórias e se espalha pelo corpo, causando febre, apatia, tosse, claudicação e, em casos extremos, comprometimento neurológico e morte”, detalha Gatto.

A vacina deve ser administrada em dose única de 2 ml, por via intramuscular, aos 21 dias de idade dos leitões. "Produzida na planta de biotecnologia da Ourofino, uma das mais modernas do mundo, a Safesui Glasser ONE representa um avanço no bem-estar animal. Animais mais saudáveis apresentam melhor desempenho, e a nova vacina oferece não apenas prevenção e facilidade de manejo, mas também a conveniência de uma dose única. Esta é uma contribuição significativa da Ourofino para a produção de carne suína de alta qualidade", conclui Marcelo Faria, diretor da unidade de negócios de Aves e Suínos da Ourofino.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias