Suíno

Mercado de Carne Suína Perde Competitividade Frente a Alternativas, Indica Cepea

Preços da Proteína Suína Sofrem Leve Queda, Enquanto Frango e Carne Bovina Também Recuam no Atacado da Grande São Paulo


Publicado em: 21/03/2024 às 12:11hs

Mercado de Carne Suína Perde Competitividade Frente a Alternativas, Indica Cepea

Neste mês, os preços médios da carne suína apresentaram uma leve redução em comparação ao mês anterior, conforme indicam dados do atacado da Grande São Paulo. No mesmo período, os valores da carne de frango e da carne bovina registraram quedas um pouco mais expressivas. Essa dinâmica resultou na perda de competitividade da carne suína em relação às suas principais substitutas no mercado.

De acordo com análises realizadas pelos pesquisadores do Cepea, a pressão sobre os preços da carne suína está principalmente relacionada à menor liquidez interna, especialmente durante a primeira quinzena do mês. No caso da carne bovina, a maior oferta de animais para abate pode estar contribuindo para o aumento da disponibilidade de carne no mercado atacadista. Já no segmento de carne de frango, a lentidão nas vendas, especialmente na segunda metade do mês, exerceu pressão sobre as cotações.

Além desses fatores, agentes consultados pelo Cepea destacam que o enfraquecimento do mercado também está associado ao período da Quaresma, quando a demanda por carne de peixe tende a aumentar em detrimento da carne avícola.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias