Suíno

Cuidando dos leitões: Estratégias para um desmame sem estresse

O desmame é um manejo crucial para os leitões, onde o estresse pode afetar não só sua sobrevivência, mas também seu desempenho futuro. É um momento de transição para os leitões, e é essencial garantir que esse momento seja o mais suave possível


Publicado em: 27/03/2024 às 14:00hs

Cuidando dos leitões: Estratégias para um desmame sem estresse

Mara Costa, Gerente de Serviços Técnicos da Kemin, destaca a importância de considerar não apenas o peso dos animais ao desmame, mas também o estado imunológico deles. “Os leitões ainda não têm seu sistema imunológico totalmente desenvolvido nessa fase, o que os torna mais vulneráveis a problemas de saúde”, explica Mara.

O manejo durante o desmame pode causar desequilíbrios na microbiota intestinal dos leitões, comprometendo sua saúde digestiva. Isso pode levar a problemas como diarreia, afetando diretamente o desempenho dos animais.

“Após o desmame, os leitões precisam de alguns dias para se recuperarem do estresse, o que pode atrasar o início do consumo de ração. Isso, combinado com o estresse intestinal, pode resultar em uma série de complicações que prejudicam o crescimento e desenvolvimento adequado dos animais”, detalhou Mara.

Para garantir uma rápida recuperação e um desempenho rentável na fase de creche, muitos produtores costumam recorrer a aditivos, como os antimicrobianos, na dieta dos leitões. No entanto, o uso desses aditivos está enfrentando restrições devido a preocupações com a resistência a antibióticos em humanos e ao banimento de substâncias como o óxido de zinco em altas doses na Europa.

“Por esse motivo, uma alternativa promissora são os Beta-glucanos 1,3, que são reconhecidos por sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico dos animais. A Kemin após estudos e testes desenvolveu um produto com beta-glucanos derivados da alga Euglena gracilis. Eles têm sido eficazes em reduzir os efeitos do estresse durante o desmame”, contou Gisele Neri, gerente de produtos da Kemin.

Estudos mostraram que os leitões que receberam Beta-glucanos apresentaram uma menor incidência de diarreia e uma melhoria na saúde intestinal. Além disso, esses beta-glucanos ajudam os leitões a se recuperarem mais rapidamente do estresse pós-desmame, resultando em um melhor ganho de peso e eficiência alimentar.

“Em um momento em que o uso de aditivos na alimentação animal está sob exame minucioso, melhorar a imunidade, e consequentemente a saúde intestinal, dos animais se torna crucial para reduzir a dependência de antibióticos e garantir uma produção animal saudável e eficiente”, alertou Mara.

  • Para explorar mais detalhes sobre os estudos e pesquisas mencionados no texto acesse o link a seguir: Link

Fonte: Kemin Industries

◄ Leia outras notícias