Suíno

AgroLive destaca trajetória da BSim e como a Bolsa impactou positivamente

Semanalmente produtores se reúnem para definirem o preço do suíno vivo


Publicado em: 30/10/2020 às 08:00hs

AgroLive destaca trajetória da BSim e como a Bolsa impactou positivamente

A AgroLive apresentada pela empresa Elanco, +Parceira da Assuvap, na última sexta-feira (23), destacou a trajetória da Bolsa de Suínos de Minas Gerais/BSim e mostrou como a fidelidade dos dados da plataforma ajudam a definir os preços do suíno vivo. Apresentada pelo médico-veterinário e consultor da Asemg, Alvimar Jalles, esta edição teve um formato diferente. Uma mesa redonda, virtual, foi composta por Fernando Araújo/Presidente da Assuvap; Luiz Grigoletto/Presidente da ASTAP e Donizetti Ferreira/Gerente de Unidade de Negócios da COGRAN.

“A plataforma de dados analisa vários pontos, entre eles o peso médio do suíno, as vendas previstas, as vendas reais, a quantidade de estoque nas granjas e as faixas de pesos dos animais”, explicou Alvimar Jalles. A BSim acontece semanalmente e tem a presença de produtores e representantes das Associações que, após a apresentação dos estudos, votam no preço considerado o mais justo para a semana, de acordo com as respostas do mercado. Simultaneamente, acontece a Bolsa de Suínos do Estado de Minas Gerais/ BSEMG, entre representantes dos suinocultores e dos frigoríficos que, juntos, acordam o melhor valor para a comercialização do quilo do suíno vivo em Minas Gerais. A plataforma, de dados, é a mesma para as duas Bolsas.

“Eu, sempre, uso os gráficos e os dados apresentados durante a BSim para balizar as vendas”, relembrou Fernando Araújo. Donizetti Ferreira reforçou, durante a AgroLive, a importância do produtor acreditar na plataforma. “A gente tem que acreditar. A informação precisa ser trabalhada e divulgada para, a partir daí, construir algo em prol da atividade”.

A plataforma da BSim baseia-se na análise de dados de mais de 100 mil matrizes cadastradas, em nível estadual, ou seja, mais de 50% do plantel que forma preço dentro do Estado de Minas Gerais. “Há informações inéditas sobre o mercado. A gente fica mais estruturado para poder opinar e decidir. A plataforma inaugurou o debate semanal das exportações”, reforça Alvimar Jalles. A BSim tem o compromisso de entender o mercado e agir com precisão através de um sistema transparente, participativo e racional, que permite a formação de preços para a melhor comercialização de suínos.

A BSim foi criada em 2017, em formato presencial. Desde então, acompanhou os avanços do mercado e, mais recentemente, se adaptou à realidade imposta pela pandemia. Todas as Bolsas acontecem de forma ON LINE. “Como que eu trabalhava antes de ter essa ferramenta?! É um recurso interessante que vai direcionar a nossa evolução”, destacou Donizetti Ferreira. 

O consultor da Asemg reforçou, durante a apresentação, que “o mercado não é baseado em união e, sim, uma questão de convergência entre os participantes. Esse pequeno detalhe faz toda a diferença e a convergência só se consegue com muita clareza e transparência na condução pela associação e concluiu: “Nós todos abrimos para um novo jeito de discutir preço e não podemos mais retroceder. Atingimos um patamar melhor de ideias e reflexões sobre o funcionamento do negócio”. 

Um dos grandes diferenciais da plataforma de dados usada na BSim é a consistência de informações trazidas pelas granjas, ou seja, todas que entram na plataforma para poder fazer a análise da oferta trazem os números desde 2017, o que completa a análise de preços e traz para a realidade atual do mercado. “Quanto mais dados trouxemos para a plataforma, mais consciência nós teremos. Quanto mais o Suinocultor colaborar, melhor para ele e para a Plataforma”, destacou o Gerente de Unidade de Negócios da COGRAN. 

O presidente da Assuvap, Fernando Araújo, participou do processo de criação da BSim, há três anos. Ele afirma que quanto mais informações os produtores tiverem, mais precisão eles terão na hora de negociar o preço do quilo do suíno vivo. “Hoje não me vejo como suinocultor sem a plataforma. Eu estaria sem rumo”.

Conheça a BSim

A Bolsa se fundamenta em cinco pilares, que trazem frutos cada vez mais produtivos para a suinocultura:

  1. Metodologia participativa e impessoal;
  2. Compartilhamento de dados e reciprocidade;
  3. Processamento de informação de modo técnico e objetivo;
  4. Geração de conteúdo relevante e transparente;
  5. Entender o mercado de modo racional e consciente. 
  6. AgroLive, completa, está disponível no YouTube da Assuvap/Coosuiponte. Para assistir, na íntegra, acesse o link.

Fonte: Comunicação Assuvap

◄ Leia outras notícias