Publicado em: 05/11/2012 às 14:50hs
Os técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Jociane Quixabeira e João Marcelo Brandini, irão apresentar o “Estudo epidemiológico e plano de ação para erradicação da tuberculose bovina em Mato Grosso”, no dia 9/11, das 8h40 às 9h40.
A tuberculose bovina é uma doença que pode ser transmitida ao homem. A principal forma de contaminação é através do ar, ou seja, no contato com o animal vivo. O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais.
De acordo com a palestrante Jociane Quixabeira, a incidência da doença no Estado não chega a 1%, porém é preciso erradicá-la totalmente. “Em 2011, em um total de 29 milhões de cabeças, tivemos apenas 18 casos. Embora seja um índice muito pequeno, nossa meta é erradicá-la totalmente, a exemplo da febre aftosa que não é registrada desde 1996 em Mato Grosso”, explica Quixabeira.
Na palestra, os técnicos irão apresentar um plano de erradicação que está sendo desenvolvido pelo Indea e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O plano deve ser colocado em prática em 2013. Além disso, serão apresentadas orientações aos produtores de como prevenir a disseminação da tuberculose bovina.
Fonte: Diário de Cuiabá
◄ Leia outras notícias