Saúde Animal

Seminário alerta para responsabilidade técnica do veterinário

Responsabilidade técnico do médico veterinário. Esse foi o tema debatido em três dias de discussões promovidos pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Sergipe com apoio da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju, Sergipe, de 11a 13 de setembro


Publicado em: 16/09/2013 às 08:30hs

Seminário alerta para responsabilidade técnica do veterinário

O evento tratou da responsabilidade dos profissionais que lidam com clínicas veterinárias, frigoríficos, matadouros, laboratório e biotérios. Segundo o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, "aqueles que fogem da responsabilidade técnica pode sofrer sanções civis (damos morais) e criminais além da administrativa (processo ético nos conselhos de medicina veterinária)", disse.

As discussões do evento são importantes para treinar e esclarecer os profissionais sobre a responsabilidade no exercício da profissão, não só da medicina veterinária, mas também com os animais, sociedade e meio ambiente, complementou o presidente do CFMV.

De acordo com Jeanne Souza Silva, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SE), a necessidade desses debates e de uma educação continuada é de suma importância para reciclagem dos profissionais que atuam nas diversas modalidades do setor, bem como para formação dos estudantes.

"Foi um momento de capacitação dos médicos veterinários para se especializarem acerca das normativas e também resgatar e reforçar a responsabilidade técnica do veterinário nas diversas áreas de atuação, para que os profissionais se tornem técnicos responsáveis", disse o médico veterinário da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Samuel Figueiredo de Souza.

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros

◄ Leia outras notícias