Saúde Animal

Produção e Exportação de Sêmen Bovino Crescem com Firmeza no Primeiro Trimestre

Setor de inseminação artificial apresenta avanços significativos em 2024


Publicado em: 14/06/2024 às 11:30hs

Produção e Exportação de Sêmen Bovino Crescem com Firmeza no Primeiro Trimestre

No primeiro trimestre deste ano, o desempenho da inseminação artificial no Brasil revela estatísticas robustas e positivas, segundo o Index ASBIA, elaborado pelo Centro de Estudos em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP) para a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia).

Exportações em Ascensão

As exportações de sêmen bovino registraram um expressivo crescimento de 49% entre janeiro e março de 2024, saltando de 133.817 doses para 199.631 doses embarcadas. Paralelamente, a produção nacional de sêmen também teve um aumento significativo de 10%, passando de 4.251.208 doses para 4.718.235 doses coletadas.

Mercado Nacional e Internacional

Enquanto as importações de sêmen sofreram uma leve redução de 9%, totalizando 866.318 doses, o mercado brasileiro como um todo expandiu-se em 6,7%. Cristiano Botelho, executivo da Asbia, destaca que esse crescimento impulsiona a introdução de genética aprimorada nas propriedades rurais do país.

Tendências de Mercado

Embora as vendas diretas para produtores rurais tenham mostrado uma queda de 9%, indo de 3.847.469 doses para 3.507.389 doses, Botelho ressalta avanços significativos em termos de produção de sêmen com aptidão para produção leiteira e para corte, marcando os melhores resultados dos últimos seis anos para o primeiro trimestre.

Perspectivas Futuras

O executivo enfatiza o vigor da genética voltada para a pecuária leiteira neste ano, destacando que tanto os pecuaristas de corte quanto os produtores de leite brasileiros estão investindo vigorosamente em melhoramento genético. Esses investimentos são vistos como fundamentais para o aumento da produtividade e dos índices zootécnicos no futuro próximo.

Para mais detalhes sobre o Index ASBIA referente ao primeiro trimestre de 2024, o relatório completo está disponível gratuitamente no site da Asbia: https://asbia.org.br/index-asbia/

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias