Saúde Animal

Para melhorar qualidade do leite técnicos discutem a prevenção da mastite bovina

A mastite bovina é um dos principais problemas que interfere na produção e na qualidade do leite entregue à agroindústria


Publicado em: 01/10/2013 às 14:40hs

Para melhorar qualidade do leite técnicos discutem a prevenção da mastite bovina

Para apresentar alternativas de controle e prevenção da doença, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), promoveu na última semana palestra com o professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, Marcos Veiga dos Santos, no auditório da Cooperalfa em Chapecó.

Participaram do evento mais de 80 profissionais que atuam como técnicos de cooperativas e das agroindústrias Aurora, Piracanjuba e Tirol e os prestadores dos serviços de instrutoria do programa “Leite Legal – produção de leite de qualidade e controle de qualidade do Senar” realizados junto aos produtores do Estado.

De acordo com o assessor técnico do Senar/SC, Olices Santini, o objetivo foi atualizar os técnicos sobre controle da mastite em gado leiteiro, visando melhorar a qualidade do leite. “O palestrante é considerado uma das principais autoridades no assunto no Brasil e reconhecimento mundialmente na área”, comentou.

O médico veterinário abordou o tema a partir de três tópicos: a mastite bovina e produção de leite; porque a doença é um problema atual e como reduzir a mastite do rebanho. Santos enfatizou que a qualidade e os sistemas de produção estão relacionados a assistência técnica, o gerenciamento do custo, preço do leite e volume e qualidade. “As experiências comprovam que pagamento por qualidade traz resultados para a cadeia produtiva. Outra ferramenta das empresas é a assistência técnica”, explicou.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias