Saúde Animal

Manual Sanitário Confinamax auxiliará pecuaristas a aumentar a sanidade do rebanho bovino confinado

Iniciativa da Pfizer, material aborda aspectos envolvidos no planejamento sanitário e ações para enfrentar os principais desafios sanitários em confinamentos


Publicado em: 08/10/2012 às 08:40hs

Manual Sanitário Confinamax auxiliará pecuaristas a aumentar a sanidade do rebanho bovino confinado

A Pfizer Saúde Animal acaba de lançar o Manual Sanitário Confinamax. Desenvolvido pela unidade de negócios Bovinos, o material alinha-se à preocupação da companhia com a educação continuada no campo e tem por objetivo auxiliar os pecuaristas a aumentar a sanidade do rebanho bovino confinado. O confinamento é o sistema de criação de bovinos no qual os lotes de animais são fechados em piquetes ou currais com área restrita. Os alimentos e água necessários são fornecidos em cochos.

“Buscamos ter uma visão global do segmento e o confinamento tem se mostrado como uma tendência na pecuária. Assim, acreditamos que Manual Sanitário Confinamax será uma ferramenta de orientação importante para os pecuaristas neste momento”, afirma Elcio Inhe, diretor da unidade de Negócios Bovinos.

Com linguagem simples e direta, ilustrações e dicas práticas, o manual aborda de forma sucinta os diversos aspectos envolvidos no planejamento sanitário e ações a serem tomadas frente a alguns dos principais desafios sanitários em confinamentos. “Nossa ideia não é esgotar todos os assuntos abordados no Manual Sanitário Confinamax, mas sim abrir a possibilidade de discussão sobre as principais doenças que acometem os animais confinados e contribuir para o desenvolvimento da cadeia pecuária bovina como um todo”, ressalta Elio Moro, gerente técnico da unidade de negócios Bovinos da Pfizer Saúde Animal no Brasil.

Os sistemas de produção em confinamento ou semiconfinamento permitem a engorda e terminação de grande quantidade de animais dentro de uma área reduzida com intervalo de tempo menor. “Essas características vão ao encontro de um dos grandes desafios do mundo nas próximas décadas: atender as demandas crescentes por alimentos e, ao mesmo tempo, produzir estes alimentos de uma maneira sustentável – que preserve ao máximo os recursos disponíveis. Porém, quando os animais são confinados, os riscos sanitários aumentam, o que exige mais cuidados no manejo do rebanho, na prevenção e no tratamento de doenças”, explica o executivo.

O conteúdo da Manual Sanitário Confinamax mescla: sugestão de protocolo de manejo de entrada dos animais no confinamento; principais doenças que acometem os bovinos criados neste sistema, tratamentos e períodos de carência; dicas de como avaliar os animais doentes no confinamento; materiais utilizados para aplicação de medicamentos e vacinas, locais de aplicação e manejo adequado.

“Na manual, também sugerimos a realização de rondas sanitárias, que são procedimentos padronizados de vistoria e avaliação dos animais nos lotes de confinamento para detectar os principais problemas sanitários em seus estágios iniciais. Há inclusive um modelo de ficha para o acompanhamento dos animais”, afirma Moro. O Manual Sanitário Confinamax será entregue nas visitas técnicas a fazendas realizadas pelas equipes de campo da unidade de negócios Bovinos. O material também pode ser solicitado por meio do 0800 011 1919.

Educação continuada e assessoria técnica


A educação continuada tanto dos produtores quanto da força de vendas é um dos pilares da atuação da Pfizer Saúde Animal. Anualmente, são realizados diversos eventos e palestras com o objetivo de levar ao campo conteúdo e conhecimento do interesse dos pecuaristas, veterinários e zootecnistas. Um exemplo são os tradicionais Dias de Campo promovidos pela Pfizer, focados nas pecuárias leiteira e de corte.

No período de um ano, são assessoradas pela Pfizer Saúde Animal cerca de 7 mil fazendas e granjas no Brasil, totalizando aproximadamente 32 mil visitas técnicas. As equipes técnicas da companhia, formadas por veterinários e zootecnistas, atuam como parceiras dos clientes, estabelecendo um compromisso de resultados financeiros, sanidade animal e produtividade. Os profissionais orientam os criadores sobre o uso adequado de cada produto, aconselham a respeito do manejo adequado dos animais de produção e sugerem melhorias que impactam diretamente nos resultados das fazendas.

Fonte: CDN ? Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias