Saúde Animal

Lançamento do carrapaticida TackZuron Pour-on completa linha de antiparasitários do grupo Pfizer

Com a chegada do produto, é possível montar para os pecuaristas um programa integrado para controle de parasitos internos e externos


Publicado em: 04/09/2012 às 07:05hs

Lançamento do carrapaticida TackZuron Pour-on completa linha de antiparasitários do grupo Pfizer

Gastos superiores a 2 bilhões de dólares ao ano e infestações em mais de 80% dos bovinos do País1. Estas estimativas ilustram os prejuízos causados pelo carrapato – Rhipicephalus (Boophilus) microplus –, o mais impactante economicamente entre os parasitos presentes no rebanho bovino brasileiro. A fêmea permanece cerca de 21 dias no animal. Depois de estar cheia de sangue, cai na pastagem, liberando de 3,5 mil a 4 mil ovos. Impedir o ciclo de crescimento e a proliferação no meio ambiente é fundamental para o controle dos carrapatos.  Esta é a forma de atuação do antiparasitário TackZuron Pour-on, lançamento da Fort Dodge – uma empresa do grupo Pfizer.

“Com o lançamento do carrapaticida TackZuron, complementamos nossa linha de antiparasitários e podemos atender ainda melhor os clientes”, afirma Jorge Espanha, diretor geral da Pfizer Saúde Animal no Brasil. TackZuron passa a integrar um conjunto de medicamentos ícones em sua categoria como Dectomax, Treo ACE, Onyx e Cydectin, entre outros antiparasitários da Pfizer.

“Tendo todos estes produtos à disposição é possível montar para os pecuaristas um programa integrado para controle de parasitos internos e externos. Além disso, o segmento de carrapaticidas é bastante promissor. Trata-se hoje do segundo maior mercado entre os antiparasitários, atrás apenas dos endectocidas”, ressalta o executivo. Os endectocidas são medicamentos indicados para o controle de parasitos externos e internos, as verminoses.

Impacto dos carrapatos

Os carrapatos sugam o sangue dos bovinos, provocando coceira e irritação. “Estes parasitos comprometem a qualidade do couro dos animais e podem causar ainda a tristeza parasitária. A doença afeta o crescimento dos bezerros e pode levar inclusive à morte nos casos mais graves. Vale lembrar ainda que os carrapatos podem causar a diminuição de peso nos animais, perda da qualidade da carne e do leite”, alerta Espanha.

O parasito é bastante adaptado às condições climáticas de grande parte do território brasileiro. No entanto, tanto no gado de corte quanto no de leite as raças de origem europeia e os animais cruzados (taurinos x zebuínos) são mais suscetíveis aos carrapatos do que as zebuínas. “Por conta disso, os maiores prejuízos são observados na região sul do País, nas regiões leiteiras – como Minas Gerais – e no Centro-Oeste – devido aos cruzamentos industriais de bovinos”, aponta o executivo.

Modo de ação

TackZuron Pour-on age inibindo a produção de quitina, substância essencial para formação do exoesqueleto: a carapaça dos carrapatos. “Desde larva até a forma adulta, o carrapato passa por três grandes mudas. TackZuron atua nesses momentos de transição, inibindo o desenvolvimento do parasito”, explica Espanha.

O produto deve ser pulverizado com auxílio de aplicador pour-on ou com frasco dosador, em duas faixas de aproximadamente 8 cm de largura, em ambos os lados da linha mediana dorsal – desde a região da escápula (paleta) até a garupa. A aplicação de ser feita preferencialmente com os animais livres de infestações de formas adultas do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus ou quando essas formas estiverem surgindo. O tratamento deve ser repetido quando começarem a aparecer formas adultas de carrapatos ou de acordo com a prescrição do veterinário.

TackZuron é absorvido pela pele, chegando posteriormente à corrente sanguínea do animal. As fêmeas adultas dos carrapatos que ingerirem sangue de um bovino tratado com o medicamento terão seus ovos inviáveis. “Desta forma, TackZuron controla também a proliferação do parasito nas pastagens, contribuindo para reduzir significativamente a infestação por carrapatos ano após ano. Vale lembrar que, para elaboração de um programa de controle de carrapatos, é sempre importante buscar a orientação de um médico veterinário”, finaliza o executivo.

Ficha Técnica – TackZuron Pour-on

Substância ativa - Fluazuron 2,5%
 
Apresentação - TackZuron Pour-on está disponível em frascos dosadores de 1 litro e em galões de 5 litros para emprego com pistola dosadora.
 
Indicação - TackZuron Pour-on é indicado para bovinos no controle estratégico do carrapato dos bovinos – Rhipicephalus (Boophilus) microplus. A única restrição é o uso em fêmeas leiteiras cujo leite seja destinado a consumo humano.

O carrapaticida age como um inibidor do crescimento do carrapato, pois atua diretamente na formação da quitina – substância essencial para formação da cutícula, exoesqueleto destes parasitos –, inibindo o desenvolvimento de formas jovens (larvas) do carrapato. As fêmeas adultas que ingerirem sangue de um bovino tratado com TackZuron terão seus ovos inviáveis.
 
Dosagem e administração - TackZuron Pour-on deve ser administrado na dosagem de 1 ml para cada 10 kg de peso vivo, preferencialmente com os animais livres de infestações de formas adultas do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus ou quando essas formas estiverem surgindo. O tratamento deve ser repetido quando começarem a aparecer formas adultas de carrapatos ou de acordo com a prescrição do veterinário.

O produto deve ser pulverizado com auxílio de aplicador pour-on ou com frasco dosador, em duas faixas de aproximadamente 8 cm de largura, em ambos os lados da linha mediana dorsal – desde a região da escápula (paleta) até a garupa. TackZuron Pour-on é absorvido pela pele, chegando posteriormente à corrente sanguínea do animal.
 
Disponibilidade - Estará disponível no mercado em setembro de 2012. Para dúvidas ou confirmação de estabelecimentos onde o produto está disponível, entre em contato com a Pfizer Saúde Animal: 0800 011 19 19.

Carrapato bovino

Nome  Rhipicephalus (Boophilus) microplus, conhecido popularmente como azeitona, mamona ou jabuticaba.
 
Sintomas
· Os carrapatos sugam o sangue dos bovinos, provocando coceira e irritação e comprometem o couro do animal.
· Podem causar ainda a tristeza parasitária, doença que compromete o crescimento dos bezerros e, nos casos mais graves, leva à morte.
 
Características 
· Esse parasita é bastante adaptado às condições climáticas de grande parte do território brasileiro.
· A fêmea permanece aproximadamente 21 dias no bovino e, depois de estar cheia de sangue, cai na pastagem, liberando de 3,5 mil a 4 mil ovos.
· As raças de origem europeia e os animais cruzados (taurinos x zebuínos) apresentam maior suscetibilidade aos carrapatos do que as raças zebuínas.
 
Números
·
Considerado o mais impactante economicamente entre os parasitas bovinos no Brasil, o carrapato infesta cerca de 80% dos animais no País1.
· Estima-se que o problema gere gastos que superam US$ 2 bilhões ao ano1.

Fonte: 1. Grisi, et al., 2002.

Fonte: CDN Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias